Calouros do Campus de Itapajé são recebidos pela primeira turma de veteranos da unidade em programa de acolhida

O início do semestre 2022.1 na Universidade Federal do Ceará teve uma atmosfera especial no Campus Jardins de Anita, em Itapajé, a mais recente unidade criada na UFC, inaugurada em agosto do ano passado. A primeira turma de veteranos do campus pôde vivenciar, de forma inédita, momentos de troca de experiências e de acolhida aos novos calouros, durante um programa de recepção preparado pela diretoria da unidade.

Imagem: Estudantes do Campus de Itapajé, juntos, com rostos pintados

Desde 16 de março tem sido realizada uma programação que inclui apresentações de projetos desenvolvidos na unidade, gincanas e palestras. Na última semana, os pró-reitores de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; de Extensão, Profª Elizabeth Daher; e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, além do coordenador da Agência de Estágios, Prof. Rogério Mâsih, estiveram naquele campus para conversar pessoalmente com os alunos.

Em pauta, temas como percurso acadêmico, políticas de extensão, empresas juniores, estágios, assistência estudantil, dentre outros. De acordo com o diretor do Campus Jardins de Anita, Prof. Márcio Veras, a proposta é que, nas próximas semanas, a programação siga com oficinas técnicas sobre docência, pesquisa acadêmica, de artigos científicos etc. O cronograma de atividades pode ser visto no site da unidade.

"Nosso objetivo é integrar a comunidade acadêmica de Itapajé e trazer de tudo um pouco sobre a vida universitária. Estamos na nossa segunda turma de alunos, só agora estamos tendo esse momento de troca de experiências entre novatos e veteranos, e tem sido muito positivo o momento de integração", afirmou o Prof. Márcio Veras, que destacou a parceria com a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) na iniciativa.

Imagem: A diretoria do Campus de Itapajé levou pró-reitores da UFC para conversar com os alunos; na parte inferior da foto, estudantes que venceram a gincana ambiental da semana de recepção (Foto: divulgação)

A estudante novata Beatriz Mussato, do Curso de Segurança da Informação, conta que tudo é novidade, tanto entre os calouros quanto entre os veteranos, que vivenciam o ambiente universitário há apenas um semestre. "Foi muito gratificante poder conhecer tanto o campus, com o tour que foi feito para nós, quanto os outros integrantes do meu curso. Mas, principalmente, foi muito legal ver que todos ali se misturam bem. Sem os problemas de rivalidade entre cursos", descreveu Beatriz.

Vinda de Brasília para o Ceará, a aluna do Curso de Ciência de Dados Giovanna Dias ingressou na UFC em 2022.1 e também participou das atividades de recepção. "Adentrar uma universidade, por si só, já é um grande momento. Ao chegar aqui, fui muito bem recebida, a comunidade é calorosa e solidária. A troca de experiências está sendo muito enriquecedora, pois estamos todos muito empolgados com a presença do campus na cidade", relatou.

O Campus da UFC em Itapajé oferece três cursos de graduação, inicialmente atuando na área de tecnologia da informação e comunicação. São eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Ciência de Dados. Mais informações sobre a unidade podem ser vistas em seu site do campus.

Fonte: Prof. Márcio Veras, diretor do Campus Jardins de Anita, em Itapajé – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.