Projeto de software da UFC para acompanhar pacientes pós-covid-19 recebe prêmio nacional

Um software desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará obteve o 3º lugar no Prêmio Zaíra Cintra Vidal, realizado no 21º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e no 2º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE), ocorridos no final de março.

Imagem mostra desenhos gráficos de um vírus que representa o causador da covid-19. As imagens estão em cor azulada, com fundo em diferentes tons de azul

O projeto tem por objetivo monitorar pacientes diagnosticados com covid-19 em indicadores como condições clínicas anteriores à doença; dados clínicos relacionados ao contágio, além de informações relativas à qualidade de vida do paciente e a doenças respiratórias obstrutivas.

"A ideia inicial era esse paciente ser acompanhado por no mínimo seis meses para evidenciar possíveis danos a longo prazo que a covid-19 possa ter vindo a deixar", explica a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFC, Maria Gabriela Miranda Fontenele. A concepção do software, que está em fase de pesquisas preliminares para aperfeiçoamento do sistema, surgiu a partir da dissertação apresentada por ela no Programa.

Segundo a estudante, a intenção é apresentar um pedido de patente ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e também disponibilizar o software para utilização nas unidades de saúde.

Também participaram do projeto as professoras Francisca Elisângela Teixeira Lima (orientadora da pesquisa) e Lorena Pinheiro Barbosa, do PPGENF; a doutoranda do programa Sabrina de Souza Gurgel Florêncio; e a Profª Lívia Maia Pascoal, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Fonte: Maria Gabriela Miranda Fontenele, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.