Presidente da BrazilFoundation visita UFC para conhecer projeto desenvolvido na Universidade

A Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta quinta-feira (7), a presidente e CEO da BrazilFoundation, Rebecca Reichmann Tavares, para apresentação do projeto de proposição de uma plataforma open banking para inclusão financeira e redução da evasão escolar no Campus da UFC em Crateús, que será financiado por intermédio daquela instituição. O encontro foi realizado na sede da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Imagem: Participaram da reunião o Prof. Bruno Honorato; a defensora pública Aline Miranda; o Prof. Abraão Saraiva; o Prof. Rodrigo Porto; a presidente e CEO da Brazil Foundation, Rebecca Reichmann Tavares; o Prof. Barros Neto; e o Prof. Tomaz Nunes Neto (Foto: Viktor Braga/UFC)

O objetivo da reunião foi apresentar à gestora da BrazilFoundation os desafios e oportunidades da ação. O Prof. Bruno Honorato, docente do Campus de Crateús e coordenador do projeto, explicou a dinâmica Open Banking e explanou sobre o desafio de superar a exclusão bancária de grande parte dos brasileiros. Para ele, uma solução para a situação é "dar poder" ao comércio local, que é de fácil acesso por parte da população, por meio da oferta de softwares que viabilizem operações financeiras. "O banco chega onde não chegava antes e o comércio não precisa terceirizar as operações financeiras", destaca. Confira no vídeo abaixo.

Além de capacitar em importantes áreas da tecnologia por meio de cursos de ponta, o projeto ainda proporciona "distribuição de renda e mudança social" ofertando bolsas de estágio para os estudantes, o que é de grande relevância na região "devido ao alto índice de vulnerabilidade socioeconômica", destacou Honorato. Após a capacitação, os discentes da UFC replicam os ensinamentos de programação adquiridos para alunos de escolas públicas da região, aumentando o alcance do conhecimento.

Aproveitando a ocasião, mais dois projetos de impacto socioeconômico foram apresentados para prospecção de financiamento. O primeiro deles, exposto pelo Prof. Rafael Silva, do Campus de Crateús, tem base sociológica e busca compreender as variáveis que causam a pobreza e a dinâmica social da população de Crateús. O outro, relatado por Aline Miranda, defensora pública e líder da seção de Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil, busca ressocializar mulheres egressas do sistema prisional cearense por meio da confecção de artigos em crochê.

A presidente da BrazilFoundation fala sobre sua visita à UFC.

Também participaram da reunião o Prof. Abraão Saraiva, titular da Coordenadoria de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; o diretor-presidente da Fundação ASTEF, Tomaz Nunes Neto; e o Prof. Barros Neto, conselheiro-curador da Fundação ASTEF.