Centro de Ciências Agrárias lidera patentes da UFC com inventos que modernizam a agropecuária

A Universidade Federal do Ceará vem avançando rapidamente no processo de proteção intelectual de seus inventos, garantindo, de 2019 até este mês de abril de 2022, 27 novas cartas patentes. Entre as inovações patenteadas por pesquisadores da Universidade, destacam-se aquelas que vem buscando modernizar o setor primário brasileiro, unindo a tradicional produção agrária com os progressos advindos da área de robótica.

Imagem: Maquete de uma máquina agrícola

Das 27 cartas patentes expedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), 14 foram oriundas do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que, com isso, coloca-se como a unidade acadêmica com maior número de inventos patenteados da UFC. O Prof. Daniel Albiero, com nove cartas patentes em seu nome, lidera em inventos desenvolvidos na Universidade, focando suas contribuições em máquinas mecânicas e robóticas que buscam solucionar problemas da agropecuária nacional.

O último de seus inventos com carta patente expedida foi uma máquina capaz de realizar todas as operações da instalação de cercas agropecuárias. Única no mundo com a capacidade de coletar e movimentar estacas e mourões, perfurar o solo e fixar essas estacas e mourões, além de dispor e fixar os arames da cerca, a máquina foi desenvolvida após demanda de grandes pecuaristas das regiões Norte e Centro-Oeste. “Este fato somente foi possível devido ao uso extensivo e intensivo de robótica”, explica.

Outro invento foi desenvolvido com o intuito de ajudar a solucionar um dos principais problemas da horticultura brasileira: a colheita mecanizada. A indisponibilidade de mão de obra para essa operação tem feito com que grandes e médios produtores recorram a maquinários importados não adequados à realidade nacional e que geram perdas que chegam a 70% da produção. O invento da UFC, que é uma máquina adaptada à realidade brasileira, propõe-se a desempenhar a tarefa garantindo custos significativamente menores.

O professor é também um dos inventores de um auxílio mecânico semirrobótico para colheita de frutas e frutos em ramas rasteiras. O equipamento foi criado com o objetivo de não só reduzir pela metade as perdas hoje existentes da fase de pós-colheita destes produtos até a mesa do consumidor, como também de diminuir os custos da produção, otimizar o processo e melhorar as condições de salubridade dos trabalhadores da colheita.

LIVRO SOBRE ROBÓTICA  Com larga experiência nessa conexão entre agropecuária e tecnologia, Daniel Albiero acaba de lançar um livro sobre robótica e inteligência artificial pela editora Springer, uma das mais renomadas do mundo.

Foto do Prof. Daniel Albiero no Campus do Pici

Intitulado Robots and AI: Illusions and Social Dilemmas (Robôs e Interligência Artificial: Ilusões e dilemas), o livro faz uma análise crítica sobre os posicionamentos de autores que defendem as tecnologias robóticas e de IA como candidatas a suplantar as capacidades humanas em atividades não rotineiras de natureza intelectual.

Na argumentação, Albiero elabora uma análise histórica e social, acrescida de uma discussão no âmbito da chamada teoria do caos, para apontar contradições das visões e outros autores sobre o tema. "Para isso, algumas perguntas cruciais e inquietantes serão feitas, e um esforço para encontrar respostas será feito para algumas", informa o resumo da obra. O livro foi lançado em fevereiro na série SpringerBriefs in Applied Sciences and Technology.

Daniel Albiero foi docente do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC de 2010 a 2018, tendo recebido, neste último ano, homenagem da Universidade pelos serviços prestados. Atualmente, é docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O vínculo com a UFC, contudo, permanece através de diversos projetos de pesquisa que mantém com professores da Federal do Ceará. No CCA, ele possui parcerias com três professores. Com o Prof. Alexsandro Oliveira da Silva, ele desenvolve estudos na linha de pesquisa da Agricultura 4.0, que é um conjunto de tecnologias digitais de ponta, integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola.

Com o Prof. Leonardo de Almeida Monteiro, Albiero trabalha com a avaliação de máquinas agrícolas e com a segurança desses maquinários. Já com o Prof. José Antonio Delfino Barbosa Filho, ele pesquisa a denominada zootecnia de precisão, que engloba todas as atividades rotineiras de uma fazenda, permitindo que o pecuarista efetue um planejamento minucioso a cada dia, erradicando perdas.

Ele possui ainda projetos com professores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UFC, com os quais pesquisa energias renováveis e mobilidade elétrica.