UFC realiza II Mostra de Startups & Spin-Offs para empresas de setores produtivos

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará realizou, nesta terça-feira (12), a II Mostra de Startups e Spin-Offs da UFC. O evento ocorreu no auditório da Reitoria e contou com a presença do vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, e de representantes de empresas de setores produtivos e hubs de inovação, visando firmar parcerias e buscar oportunidades de investimento.

A mostra foi organizada em formato de pitch de negócios. Neste modelo, os representantes das startups apresentaram, por cinco minutos, seus projetos de negócios aos possíveis investidores, que puderam, ao fim das apresentações, questionar, sugerir e conhecer melhor as ideias propostas.

Imagem: reunião do auditório da reitoria da UFC

Na abertura do evento, o Prof. Augusto Albuquerque, titular da PROINTER, explicou que o trabalho do ecossistema de inovação da UFC ultrapassa a Universidade e se expande para todo o Ceará, desenvolvendo ações integradas com setores produtivos, clusters de inovação do estado e hubs particulares. "É essa união que faz com que seja reconhecido como um ecossistema forte". Para ele, "não há desenvolvimento justo, sustentável e redução de desigualdades sem produção de inovações para as nações".

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Em seguida, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, destacou a importância da atividade e reconheceu os esforços empregados pelos servidores da Universidade em ações de inovação. "Nós começamos esse trabalho não faz muito tempo, a primeira mostra foi no ano passado, e agora já temos mais de 30 startups registradas nos nossos sistemas, e isso é uma alegria muito grande, porque neste ponto a Universidade está cumprindo com um dos seus objetivos sociais, que é desenvolver tecnologias e inovação, abraçando ideias novas de gente nova", declarou.

Imagem: Prof. Glauco Lobo discursa para plateia no auditório da Reitoria da UFC

As apresentações foram conduzidas pelo Prof. Abraão Freires, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER e fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC; e Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER. "Nós temos startups de vários tipos, mas escolhemos negócios em faixas diferentes de maturidade para que vocês vejam a diversidade de projetos que a Universidade pode apoiar", apontou Freires.

"Estamos aqui para prestigiar nossas startups e esperamos que ao sair daqui se iniciem rodadas de negociações, que vocês se conheçam, se empolguem com as soluções aqui apresentadas e que esse seja o ponto de partida para novas conversas. Queremos ver vocês aqui na Reitoria, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação e nos espaços da Universidade para que os negócios sejam alavancados", afirmou Bruno Matos.

STARTUPS – Foram apresentadas as seguintes startups: Ecoleta, plataforma para negócios entre produtores de fontes de energia e indústrias; Biomtech, pesquisa e desenvolvimento de materiais inovadores para cuidados com a saúde; Biotech4Life, consórcios de micro-organismos para tratamento de resíduos; Medusa's Eyes, otimização de análise microscópica de cimento; MedSeq, serviço de diagnóstico personalizado voltado para a saúde do idoso com enfoque na prevenção do câncer; Protômega, produção de proteína de inseto para alimentação humana; RideUp Negociações, plataforma de compras coletivas de insumos para empresas; Susclo, plataforma de compra e venda de roupas de segunda mão; Tactu, plataforma de conexão de possíveis hóspedes e proprietários de imóveis para locação por temporadas; e Tilápia, sistema de otimização de parte do processo de plantio, cultivo e colheita de frutos.

Saiba mais sobre o evento:

PRESENTES – Prestigiaram as apresentações das startups apoiadas pela UFC: André Filipe Dummar, diretor da Casa Azul Ventures; Andressa Aguiar, gerente de inovação da Fudação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Fábio Barros, gestor do hub de inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Francisco Rodrigo da Silva Batista e Gabriela Ribeiro Aquino, gestores do SEBRAE; Hugo Ramos, diretor de tecnologia da Trílogo; José Olavo, gestor de inovação da UNILAB; Lívia Nojoza, gerente do hub de inovação do Banco do Nordeste (BNB); Marília Diniz, gestora de inovação do BS Innovation Hub; Mário Eduardo, consultor do ICC Biolabs; Marisa Leitão, gestora de inovação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CITINOVA) da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Thiago Pinho Andrade, advogado da MM Start e docente da UniChristus; e Yves Meneses Gurgel, community manager do Alphi.lab.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.