Campus de Russas coordena projeto de virtualização de equipamentos culturais e do patrimônio histórico do Ceará

Imagine visitar equipamentos culturais do estado do Ceará, como a Biblioteca Pública, o Museu da Imagem e do Som ou o Theatro José de Alencar, sem sair de casa! Até junho de 2023, isso vai ser possível graças ao projeto Inovação e Tecnologia para o Patrimônio Cultural do Ceará.

Coordenado pelo Prof. Esequiel Mesquita, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, no âmbito do Programa Cientista-Chefe Cultura, o projeto desenvolverá gêmeos digitais dos equipamentos culturais do Estado do Ceará, ou seja, modelos virtuais 3D digitalizados em alta resolução que simulam todos os aspectos da realidade de uma construção.

Imagem: foto de uma sala de teatro vista do palco.

“Uma escola do Interior que queira, por exemplo, realizar uma visita ao Museu do Ceará, teria que se deslocar até Fortaleza para realizar esta visita. Mas nosso objetivo é criar o gêmeo digital destes equipamentos de valor cultural e facilitar para que a população os conheça, num primeiro momento, sem necessariamente ter que se deslocar”, destaca o Prof. Esequiel Mesquita, lembrando ainda o apelo turístico que a plataforma terá, com a possibilidade de os turistas realizarem um tour virtual para escolher melhor o roteiro de visitação.

A primeira etapa do projeto digitalizará equipamentos culturais de Fortaleza, como Biblioteca Pública, Passeio Público e seu entorno, Museu da Imagem e do Som, Museu e Palácio da Abolição, Complexo Cultural Estação das Artes, Theatro José de Alencar, Escola de Gastronomia Social, Forte de Nossa Senhora da Assunção, Cineteatro São Luiz e outros ainda em processo de escolha, e os disponibilizará na plataforma Fortaleza Cultural (que estará pronta para acesso público até junho do próximo ano).

Além da visitação virtual interativa, os usuários terão acesso a informações históricas dos equipamentos, fotos, mapas, vídeos e informações de infraestrutura turística (como hospedagem, gastronomia, artesanato, guias turísticos e eventos locais). As informações serão divulgadas em português, inglês e LIBRAS.

“Para o Ceará, este projeto é importante porque gera uma maior valorização, reconhecimento e apropriação dos bens culturais pela sociedade. Na medida em que mais e mais informações sobre um determinado bem cultural são geradas, cresce também a sua valorização e, por consequência, surge o ambiente propício ao empreendedorismo cultural”, considera o Prof. Esequiel, que reforça ainda a importância do projeto para a preservação e o armazenamento digital das edificações culturais do Ceará.

O projeto conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura (SECULT) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Além do Prof. Esequiel, integram a equipe do projeto a Profª Mylene Vieira e o Prof. Alexandre Arruda, do Campus da UFC em Russas; o Prof. Carlos Eugênio de Sousa, do Curso de Arquitetura e Urbanismo; o Prof. Alexandre Barbalho, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de estudantes de mestrado e de graduação.

CIENTISTA-CHEFE – O projeto Inovação e Tecnologia para o Patrimônio Cultural do Ceará é realizado no âmbito do Programa Cientista-Chefe da Cultura, iniciativa do Governo do Estado do Ceará que articula a academia com a gestão pública. Tendo o Prof. Custódio Almeida, do Curso de Filosofia da UFC, como cientista-chefe da Cultura, o programa se propõe a produzir “conhecimento por meio da inovação como elemento para a tomada de decisão no aperfeiçoamento das políticas públicas de cultura” do Ceará.

Com informações da SECULT Ceará.

Fonte: Prof. Esequiel Mesquita, do Campus da UFC em Russas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.