Complexo Hospitalar da UFC recebe mais de R$ 5 milhões em programa de reestruturação de hospitais universitários

O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH recebe, neste mês de abril, R$ 5,5 milhões do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é a responsável pela gestão do programa, que tem como objetivo apoiar a aquisição de insumos e equipamentos e a realização de obras nos 40 hospitais por ela administrados no País.

A gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri, conta que o recurso recebido é importante para o Complexo, pois permitirá, segundo ela, “a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e a execução de obras relevantes e que impactarão a formação dos residentes e a prestação de serviços para a sociedade”, afirmou.

Imagem: Sala de hospital com vários equipamentos hospitalares (Foto: Divulgação/CH-UFC/EBSERH)

Serão adquiridos aparelhos para as áreas de oftalmologia, anestesiologia, neonatologia, obstetrícia, entre outras. Além disso, o dinheiro será destinado à execução de obras na conclusão da Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO), em melhorias na brinquedoteca da Pediatria, na reforma do centro administrativo, no projeto de reforma das fachadas dos dois hospitais e na construção das escadas de emergência.

No total, são mais de R$ 112 milhões investidos, neste mês, em hospitais universitários federais da rede EBSERH, sendo R$ 55,5 milhões para custeio dos itens e R$ 56,8 milhões para novos investimentos. Nesses primeiros meses do ano de 2022, já foram liberados R$ 257 milhões pelo programa. “O REHUF e a EBSERH têm cumprido o papel de dar condições aos hospitais para executarem com sucesso suas atividades de ensino, pesquisa e assistência por meio de planejamento e gestão”, destacou o presidente da estatal, general Oswaldo Ferreira.

CONTRATO DE OBJETIVOS – A liberação de recursos para os hospitais universitários federais tem seguido o contrato de objetivos. A ferramenta define, desde o ano anterior, quando, quanto e com qual propósito cada recurso será enviado para as unidades, permitindo a integração dos esforços e a realização do que foi planejado para desenvolvimento de diversas ações.

A iniciativa traz vantagens na elaboração de planejamentos objetivos, coerentes com a realidade orçamentária, priorização de ações, antecipação dos atos administrativos, transparência, visão de metas e objetivos e ampliação das ações em rede. A ferramenta, aliada ao trabalho dos empregados da estatal e a painéis de monitoramento, permitiu que a Rede EBSERH aplicasse 100% dos recursos disponibilizados para seu funcionamento em 2021. “A adoção do contrato de objetivos qualificou as ações de planejamento, os investimentos e as atividades nos hospitais”, analisou Oswaldo Ferreira.

SOBRE O PROGRAMA – O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) foi criado por meio do Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, e define diretrizes e objetivos para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do programa é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e de assistência à saúde da população.

SOBRE A EBSERH – O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do, fazem parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.