Mensagem da Reitoria: Páscoa é momento de reflexão e de esperança

Chegamos à Páscoa, período que nos conclama à reflexão e à comunhão. Neste momento, recordamos todo o sofrimento que um ser humano pôde experimentar, mas também nos renovamos pelo renascimento de Cristo, que nos enche de esperanças para o futuro.

Imagem mostra parte da fachada da Reitoria, que ocupa a metade de baixo da foto. Na metade acima, há um céu azul, com poucas nuvens, e a mensagem de Feliz Páscoa, com vários ovos ao redor desenhados com linhas brancas

De certa forma, isso nos serve de lição para o atual contexto em que vivemos. Há quase um mês, a UFC retomou as atividades acadêmicas presenciais. Depois de dois anos tão difíceis, nos quais a humanidade passou por grandes provações, agora é chegado o momento de superação. Testemunhamos a capacidade humana de vencer os desafios.

Apesar de algumas dificuldades enfrentadas inicialmente, o saldo do retorno às atividades presenciais é extremamente positivo. A Universidade conseguiu responder com rapidez e dinamismo e hoje temos todas as condições de realizar nossas rotinas acadêmicas e administrativas. O desafio era imenso, mas a UFC demonstrou, uma vez mais, toda sua grandeza.

Agora temos uma universidade muito mais forte. Mesmo durante os momentos mais difíceis da pandemia, demos continuidade às atividades de ensino, extensão, pesquisa, inovação e empreendedorismo.

Poucas instituições podem se orgulhar de desenvolver um equipamento em curto período de tempo que permitiu salvar milhares de vidas. A UFC fez isso tão logo a pandemia mostrou sua face mais cruel com a criação do Elmo, capacete de respiração assistida que foi utilizado em todo o País. Um trabalho feito em parceria com diversas outras instituições, demonstrando a importância da união em momentos adversos. Podemos, sim, afirmar que a Universidade cumpriu muito bem seu papel social durante a crise sanitária.

Além disso, neste período, retomamos e entregamos mais de 50 obras que antes estavam paralisadas. Também avançamos em inovação, inclusive com a conquista de 27 novas cartas patentes de 2019 até este mês de abril de 2022.

Agora vamos continuar no trabalho conjunto para superar os desafios que virão pela frente. Para isso, temos a certeza de contar com o apoio e a força de toda a nossa comunidade acadêmica. Unidos vamos construir este novo momento da história da UFC, que sem dúvidas deixará um grande legado, a ser lembrado pelas futuras gerações.

Feliz Páscoa!

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque