Procurar no portal

Escola de Moda da Juventude, da Prefeitura em parceria com a UFC, tem aula inaugural com 30 jovens da periferia

Um grupo de 30 jovens moradores de bairros da periferia de Fortaleza esteve, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, para a aula inaugural da Escola de Moda da Juventude, uma iniciativa inédita da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, que tem a UFC como uma das instituições apoiadoras.

O curso, com carga horária de 200 horas, irá introduzir 30 jovens de 18 a 29 anos no mundo da moda, com uma formação que contemplará aspectos teóricos e técnicos, possibilitando-os seguir carreira na área. Serão cinco módulos: Moda e seus significados; Produto de moda; Gestão de projeto em moda; Imagem aplicada à moda e Laboratório. As aulas ocorrerão no formato híbrido, com atividades presenciais no SENAI Parangaba.

Imagem: mulher fala em auditório da Reitoria

A iniciativa está sendo cadastrada como projeto de extensão da UFC e, com isso, a Universidade irá fornecer certificado aos participantes que concluírem as aulas. De acordo com a Profª Emanuelle Kelly Ribeiro, do Curso de Moda da UFC, docentes e bolsistas de graduação da Universidade atuarão na formação dos jovens.

“A ideia é que, com os conteúdos, ao fim do curso eles possam entrar no mercado de trabalho, auxiliando em processos de produção, por exemplo”, explicou a Profª Emanuelle. Ela afirmou que essa é a primeira iniciativa formativa de grande dimensão no Curso de Moda, que vem se somar a outras ações extensionistas, como o projeto Colcha de Retalhos, realizado com mulheres do bairro Bom Jardim.

Entre as alunas da Escola Moda Juventude que participaram da aula inaugural nesta quarta-feira está Giselle Nascimento, de 21 anos, que mora no bairro Pici. Filha de costureira, ela cresceu observando a mãe “montar um quebra-cabeças” de tecidos e linhas sobre a máquina de costura, mas conta que nunca achou que levaria jeito para a profissão.

Na infância, arriscava-se a fazer roupas para suas bonecas. Já depois da adolescência, começou a sentir necessidade de produzir o próprio vestuário, devido à dificuldade de achar peças que caíssem bem em seu corpo. Durante a pandemia, ao observar cada vez mais frequentemente o trabalho da mãe, decidiu que aprenderia sobre moda, e o curso da Escola Moda Juventude surgiu como uma oportunidade.

Imagem: público no auditório da Reitoria

“Foi quando me interessei, por uma questão pessoal mesmo, por achar difícil encontrar roupa para o meu tamanho. Mas, quem sabe, isso possa virar também uma profissão no futuro”, afirmou Giselle, que vinha trabalhando como babá de duas crianças.

PROJETO-PILOTO – Essa é a primeira edição da Escola, mas, de acordo com a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Juventude, Mara Silveira, a expectativa é de que sejam realizadas pelo menos duas edições a cada ano.

Segundo ela, são três possibilidades de “saída” para os participantes ao fim do curso: atuar no mercado, empreender no ramo da moda ou dar continuidade aos estudos na área. Durante a aula inaugural, no auditório da Reitoria, houve a apresentação do curso, recepção dos participantes e assinatura da matrícula dos jovens.

Fonte: Profª Emanuelle Kelly, do Curso de Moda da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300