UFC lança Vitrine Tecnológica para expor tecnologias e produtos com potencial de aplicação comercial e industrial

No rumo acelerado da inovação, a Universidade Federal do Ceará nesses últimos três anos obteve, até este mês de abril, 27 novas cartas patentes, que se integram a um portfólio com mais de 300 ativos de propriedade intelectual. Como forma de dar mais visibilidade às tecnologias e produtos resultantes de pesquisas feitas na Instituição, com potencial de aplicação industrial e comercial, será lançada em solenidade presencial na próxima terça-feira (26), às 16h, no auditório da Reitoria, a Vitrine Tecnológica da UFC. O evento marca o Dia Internacional da Propriedade Intelectual e, na ocasião, ocorrerá a entrega de certificados das cartas patentes deferidas aos inventores.

Como espaço virtual, cujo link será divulgado por ocasião do lançamento, a Vitrine Tecnológica surge como iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), através da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT-UFC Inova), instância responsável pela gestão da propriedade intelectual na UFC. A novidade “está muito em linha com a visão institucional do reitor Cândido Albuquerque que colocou esse norte [da inovação] para toda a Universidade”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto Cavalcanti.

Imagem: ilustração

A vantagem da Vitrine é reunir as tecnologias protegidas pela UFC em um só lugar, com linguagem e comunicação visual próprias para a web, tornando mais fácil e atrativa a busca e acesso às informações. “Vai ficar, portanto, muito mais simples o acesso para qualquer pessoa interessada no conteúdo das patentes ou para empresários interessados na possibilidade de explorá-las, seja para industrializar, comercializar ou prospectar parcerias com a Universidade”, considera o pró-reitor.

Um outro aspecto que ele destaca é a possibilidade de empresários ou representantes do setor público, ao se depararem com o portfólio de uma maneira mais organizada e com a definição de vantagens e grau de maturidade tecnológica, conhecerem melhor as competências que estão envolvidas na produção dos ativos intelectuais disponíveis na UFC. E, com isso, despertar o interesse para aperfeiçoar um produto, a partir de uma patente que já existe, ou mesmo mapear uma competência de um grupo de pesquisadores visando desenvolver um outro artefato ou outro invento diferente, na mesma área de aplicação de interesse de um parceiro externo.

“Nós acreditamos que a Vitrine será um catalisador de novas oportunidades de parceria, amplificando o nosso objetivo de contribuir decisivamente com a melhoria do patamar econômico do Estado do Ceará e do Brasil, em termos de produtos e serviços que tenham agregação de valor tecnológico mais elevado. E que possam ajudar o Brasil gradativamente a ter uma participação mais significativa neste mercado global dinâmico”, comenta o pró-reitor.

Para os gestores da Universidade, o fortalecimento da cultura de inovação da UFC não é dispêndio, mas investimento. "As instituições geradoras de ciência são as principais impulsionadoras da movimentação do nosso País de uma posição de importador e dependente da tecnologia e inovação de terceiros para uma posição de protagonismo. O fato de nossa PRPPG e seus apêndices, como a UFC Inova, estarem expandindo sua profissionalização e gama de atividades agregará expertise e competitividade à nossa política de propriedade intelectual. A Vitrine Tecnológica é, notadamente, motivo de comemoração para toda a UFC, e essa estreia será só o começo", afirma o reitor Cândido Albuquerque.

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA – Para a gestora da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT-UFC Inova), Ana Carolina Ferreira Matos, a Vitrine Tecnológica representa, literalmente, “a vitrine da pesquisa e de competências da Universidade”. A criação foi inspirada em boas práticas de transferência de tecnologia existentes em outras grandes universidades brasileiras. Como gestora da política de inovação da Instituição, a UFC Inova cuida de todos os trâmites com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) visando a proteção e regularização das patentes com vistas à transferência de tecnologia.

“A Vitrine representa o canal de conexão e de transparência da Universidade para com a sociedade, baixando os muros da nossa instituição para que consigamos ainda melhor outras hélices – governo, empresas, Sistema S – que desempenham papéis importantes, quando inter-relacionados, para que a inovação gere efetivo impacto social”, diz ela.

Ana Carolina ressalta que o lançamento da Vitrine Tecnológica é o início de uma iniciativa muito complexa e desafiadora, na qual a UFC Inova está depositando muita energia para fazer acontecer. Para o seu lançamento e manutenção, há o esforço dos pesquisadores, da Reitoria e da PRPPG, em colaboração de organismos de apoio à UFC, como a Fundação ASTEF, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

OPERACIONALIZAÇÃO – O diretor da Divisão de Transferência de Tecnologia da UFC Inova, Cleiton Gonçalves, explica que houve um trabalho prévio de organização desse acervo na Vitrine Tecnológica. Nela serão disponibilizadas, inicialmente, 10 patentes de diferentes segmentos e áreas do saber. “As demais serão adicionadas conforme curadoria e adesão pelos pesquisadores”, acentua ele. A atualização do site pretende se dar mensalmente e haverá uma ação conjunta entre pesquisadores e a equipe da UFC Inova para uma divulgação assertiva de cada pesquisa.

Fontes: Prof. Rodrigo Porto Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Ana Carolina Ferreira Matos, gestora da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT-UFC Inova) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.