LABOMAR integra expedição internacional inédita para estudar poluição marinha por microplásticos

A Universidade Federal do Ceará, através de equipe do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), é a única instituição brasileira a participar de uma ação internacional inédita de 30 dias que vai cruzar o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo num estudo sobre a contaminação por microplásticos na água, sedimentos e organismos, sendo uma das primeiras que irá analisar desde o oceano profundo até a superfície. O navio com os pesquisadores parte nesta terça-feira (26) de Salvador (BA), com chegada prevista em Cartagena, na Espanha, no dia 22 de maio.

Imagem: fundo do oceano

A expedição está integrada ao Projeto Internacional I-plastics, do qual o LABOMAR-UFC participa desde 2019, contando com financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O I-plastics faz parte de um consórcio multidisciplinar de pesquisadores de cinco instituições de pesquisa de quatro países (Brasil, Portugal, Espanha e Itália), e a UFC é a única instituição brasileira incluída nessa parceria, de acordo com informações do Prof. Marcelo Soares, docente do LABOMAR e coordenador brasileiro do I-plastics.

Segundo ele, “a proposta do I-plastics é avaliar a dispersão e os impactos dos microplásticos nos oceanos tropicais e temperados, desde a interface regional continente-oceano até o oceano aberto, e os resultados dessa pesquisa servirão para elucidar as lacunas científicas que ainda existem acerca dessa problemática social e ambiental”.

Numa ideia da urgência e relevância do estudo, o pesquisador relata que dados dão conta que já existem atualmente 5 trilhões de pedaços de plásticos contaminantes em todas as regiões do mundo e isso se torna cada vez mais comum. Ele alerta ainda que estimativas recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o ser humano consome entre 74 e 121 mil partículas de microplásticos por ano, principalmente no açúcar, sal, água e bebidas engarrafadas, além de outras vias. Como se não bastasse, em 2020, foi detectada, pela primeira vez na história, a presença de microplásticos na placenta humana, e este ano, houve a detecção de microplásticos no pulmão humano.

Para Marcelo Soares, a expedição trata-se de uma ação inédita e de alto impacto. “Como pesquisador nascido no Ceará e parte da UFC fico feliz de poder participar e mostrar que nosso estado e a nossa universidade pública está na dianteira de pesquisas internacionais que visam ajudar a humanidade. Também me emociono em poder propiciar a participação de duas mestrandas, jovens pesquisadoras, que irão ter uma oportunidade única”, diz ele.

Imagem: foto de satélite mostra

MESTRANDAS – As duas alunas pesquisadoras são Ravena Santiago e Yasmin Barros, mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) do LABOMAR. Elas se juntam a pesquisadores da Itália, Espanha e Portugal no navio de pesquisa RV Hespérides, operado pela Unidade de Tecnologia Marinha, órgão dependente do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) da Espanha.

A Profª Maria Ozilea Menezes, diretora do LABOMAR, considera que “para Ravena e Yasmin essa é uma experiência profissional incrível. As estudantes analisarão o impacto que a poluição marinha tem na saúde dos oceanos com o objetivo de determinar como pode ser alcançado pela UNESCO: um oceano limpo em que as fontes de poluição sejam identificadas e eliminadas”.

SAIBA MAIS – Conforme informações do Prof. Marcelo Soares, a conclusão do I-plastics está prevista para 2023. No total, o financiamento é da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de Portugal; da Agencia Estatal de Investigación, da Espanha; do Ministero dell'Università e della Ricerca,, da Itália; e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), do Ceará, no âmbito do consórcio internacional JPI Oceans.

Além da UFC, integram o consórcio a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Hidrográfico de Portugal, a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e a Universidade de Salento (Itália). Pelo LABOMAR, participam da pesquisa os docentes Marcelo de Oliveira Soares, Sergio Rossi, Rivelino Martins Cavalcante, Carlos Eduardo Peres Teixeira, Caroline Vieira Feitosa, Michael Viana e Emanuelle Rabelo; as pesquisadoras Bárbara Paiva e Tatiane Martins Garcia, bem como os doutorandos Oscar Duarte e Francisco Rafael; as mestrandas Ravena Santiago e Yasmin Barros e estudantes de iniciação científica.

Mais detalhes podem ser vistos no site do projeto

Fonte: Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.