Procurar no portal

Vitrine Tecnológica da UFC é lançada em solenidade na Reitoria; espaço virtual objetiva fomentar parcerias

Foi lançada nessa terça-feira (26), em solenidade realizada no Auditório Antonio Martins Filho, na Reitoria, a Vitrine Tecnológica da Universidade Federal do Ceará. O evento aproveitou a efeméride do Dia Internacional da Propriedade Intelectual para apresentar o novo produto digital, dar visibilidade à política interna de inovação e reconhecer os resultados das pesquisas feitas na Instituição, com a entrega de certificados das cartas patentes deferidas aos respectivos inventores.

Imagem: A coordenadora da UFC Inova, Ana Carolina Matos fala em primeiro plano no púlpito do Auditório da Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

No rumo acelerado da inovação, a UFC nesses últimos três anos obteve até este mês de abril 27 novas cartas patentes, que se integram a um portfólio com mais de 300 ativos de propriedade intelectual. A Vitrine é iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), através da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT-UFC Inova), instância responsável pela gestão da propriedade intelectual na UFC.

A vantagem do empreendimento é reunir as tecnologias protegidas pela UFC em um só lugar, com linguagem e comunicação visual próprias para a web, tornando mais fácil e atrativa a busca e o acesso às informações. Os inventos são organizados em categorias, como alimentos, cosméticos, químicos, produtos de tecnologia da informação e da comunicação (TIC), produtos em ciências da saúde e agropecuários, dentre outras.

Inicialmente, 10 patentes de diferentes segmentos e áreas do saber estarão expostas. "As demais serão adicionadas conforme curadoria e adesão pelos pesquisadores", explica Cleiton Gonçalves, diretor da Divisão de Transferência de Tecnologia da UFC Inova. A atualização do site deverá ser mensal e haverá uma ação conjunta entre os pesquisadores e a equipe da UFC Inova para uma divulgação assertiva de cada pesquisa.

Na abertura do evento, o  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto Cavalcanti, disse ser a ocasião um passo concreto rumo ao norte que foi colocado desde o primeiro dia da atual gestão à frente da administração superior. "Como uma vitrine física, que convida o cliente a conhecer os produtos, a ideia é também deixar futuras parcerias curiosas, com vontade de 'consumir'. O principal benefício é fazer girar a roda desse círculo virtuoso da inovação e fazer com que a Universidade siga sendo relevante, agregando valor em um momento em que o conhecimento e a informação converteram-se em commodity", afirmou.

Imagem: Foto do público presente à solenidade no Auditório da Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Em seguida, o reitor Cândido Albuquerque salientou que não se pode tratar mais a Universidade como ancorada em três pilares. Além de ensino, pesquisa e extensão, a inovação e o empreendedorismo tornaram-se igualmente fundamentais. "Estamos em uma Instituição que tem puxado para si a responsabilidade de liderar a produção de conhecimento no Ceará, que tem 12 entre os pesquisadores mais relevantes do mundo. Hoje, estamos fazendo justiça a nossa própria história", sintetizou o dirigente máximo, também comemorando o lançamento da Vitrine e resgatando a história do capacete de respiração assistida Elmo, um dos principais produtos inovadores concebidos com o envolvimento da UFC.

Em momento posterior, a coordenadora de Inovação Tecnológica (CIT-UFC Inova), Ana Carolina Ferreira Matos, apresentou a equipe da UFC Inova, que recebeu os parabéns do público presente, e expôs as novidades trazidas pela Vitrine. "Será uma forma de dar visibilidade e dinamismo às tecnologias, aos produtos, às pessoas dos inventores. Começamos com uma vitrine de produtos que acabará sendo uma vitrine de know-how e de competências", antecipou a gestora.

Logo após as falas oficiais, foram entregues os certificados de cartas patentes a pesquisadores inventores das patentes da UFC já deferidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Imagem: Ao centro, a Profª Sônia Pinheiro (diretora do CCA) posa com as pesquisadoras de sua unidade que receberam os certificados das respectivas patentes. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

EXPECTATIVAS PARA A VITRINE – "Vai ficar muito mais simples o acesso para qualquer pessoa interessada no conteúdo das patentes ou para empresários interessados na possibilidade de explorá-las, para industrializar, comercializar ou prospectar parcerias com a Universidade", vislumbra o pró-reitor Rodrigo Porto.

Ao depararem com o portfólio mais organizado e com a definição de vantagens e grau de maturidade tecnológica dos ativos intelectuais disponíveis na UFC, empresários e entes públicos poderão se interessar em aperfeiçoar um produto, a partir de uma patente que já existe, ou mesmo mapear uma competência de um grupo de pesquisadores visando desenvolver um outro artefato ou outro invento diferente.

Para os gestores da Universidade, o fortalecimento da cultura de inovação da UFC não é dispêndio, mas investimento. "As instituições geradoras de ciência são as principais impulsionadoras da movimentação do nosso País de uma posição de importador e dependente da tecnologia e inovação de terceiros para uma posição de protagonismo. O fato de nossa PRPPG e seus apêndices, como a UFC Inova, estarem expandindo sua profissionalização e gama de atividades agregará expertise e competitividade à nossa política de propriedade intelectual. A Vitrine Tecnológica é, notadamente, motivo de comemoração para toda a UFC, e essa estreia foi só o começo", afirma o reitor Cândido Albuquerque.

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA – A UFC Inova é responsável por todos os trâmites com o INPI, objetivando a proteção e a regularização das patentes, com vistas à transferência de tecnologia. De acordo com Ana Carolina Matos, a Vitrine foi inspirada em boas práticas dessa natureza existentes em outras grandes universidades brasileiras

Para o seu lançamento e manutenção, há o esforço dos pesquisadores, da Reitoria e da PRPPG, em colaboração com organismos de apoio à UFC, como a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

Veja como foi o lançamento da iniciativa também pela matéria da UFCTV.

Fontes: Prof. Rodrigo Porto Cavalcanti, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Ana Carolina Ferreira Matos, gestora da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT-UFC Inova) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300