Arte na UFC: exposição "Sempre fomos modernos" é inaugurada no MAUC

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugura neste sábado (30), às 9h, a exposição Sempre fomos modernos, que propõe um olhar crítico sobre a contemporaneidade através dos centenários da Semana de Arte Moderna brasileira e do nascimento dos pintores cearenses Aldemir Martins e Antônio Bandeira. A mostra segue em cartaz até 29 de julho e encerra as atividades alusivas aos 60 anos do MAUC.

Imagem: Conjunto de quadros expostos no MAUC

"Sempre fomos modernos é uma paráfrase paródica na qual a ideia de que o atual contexto histórico é a afirmação do fracasso do projeto moderno é colocada sob uma perspectiva inversa", destacam os curadores Antonio Wellington de Oliveira Júnior, professor associado do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e Eliezer Nogueira do Nascimento Júnior, doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).

Além de Martins e Bandeira, integram a exposição obras de Mestre Noza, Miró, Nice, Chico da Silva, Irmãs Cândido, Raimundo Cela, Descartes Gadelha, Sinhá D'Amora, Rembrandt, Mestre Vitalino, entre outros. Os artistas expostos apresentam trabalhos que romperam com os padrões do tradicionalismo vigente em suas épocas, movidos pela experimentação com liberdade estética, na intenção de modificar os modos de pensar e de viver, avaliar as identidades individuais e coletivas.

Expostas sob uma ótica curatorial que promove um diálogo com a memória expográfica do museu, todas as imagens integram o acervo do MAUC. No total são mais de 300 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas em barro, madeira, bronze, e outras técnicas.

Imagem: Quadros expostos no MAUC

Sempre fomos modernos é uma realização do Museu de Arte da UFC, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA) e da Secretaria de Cultura da UFC, com o apoio da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), FECOMÉRCIO – SESC e SENAC, Imprensa Universitária, Instituto de Cultura e Arte (ICA), Memorial da UFC, Núcleo de Comunicação do MAUC, Núcleo Educativo do MAUC, Prefeitura do Campus do Benfica, Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Exposição Sempre Fomos Modernos
Abertura: 30 de abril, das 9h às 13h
Em cartaz no MAUC até 29 de julho de 2022

Funcionamento do MAUC
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Av. da Universidade, 2854, Benfica
Aberto ao público (entrada gratuita)

Fonte: Núcleo de Comunicação do Museu de Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.