UFC fica entre as 22% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional do SCImago

A Universidade Federal do Ceará está entre as 22% melhores universidades do mundo, de acordo com o SCImago Institutions Rankings (SIR) – Edição 2022, levantamento anual elaborado pelo laboratório de pesquisa espanhol SCImago Lab.

Diferentemente da maioria dos rankings acadêmicos, elaborados por instituições privadas, o SCImago é um órgão vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha, equivalente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Brasil.

Imagem: logo do SCImago Institutions Rankings 2022

O SIR é elaborado a partir da composição de três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa (peso de 50%), resultados de inovação (peso de 30%) e impacto social medidos por sua visibilidade na web (peso de 20%). São consideradas apenas instituições que tenham publicado pelo menos 100 trabalhos incluídos na base de dados Scopus durante o último ano.

PARA ENTENDER O RANKING  No ranking deste ano, foram avaliadas 4.364 universidades de todo o mundo. Esse total é dividido em 100 partes iguais (os “percentis”) para permitir uma melhor comparação entre elas.

Assim, mesmo que o ranking aumente a quantidade de instituições avaliadas de um ano para outro, os percentis permitem avaliar como determinada instituição está evoluindo em relação às demais.

Considerando o cenário mundial, a UFC está no percentil 22, o que significa que está à frente de 78% das universidades de todo o mundo. Do ponto de vista de posição absoluta, a UFC fica no top 500, ocupando a 428ª posição no planeta. Pelos critérios do ranking, uma determinada posição pode ser ocupada por mais de uma instituição.

DESEMPENHO  A UFC se destacou principalmente no critério impacto social, ficando entre as 16% melhores do mundo e entre as 7% da América Latina. Considerando apenas as instituições brasileiras, a UFC pontua entre as 11% melhores no indicador impacto social. Já nos indicadores pesquisa e inovação, fica entre as 13%.

Das 19 áreas de estudo analisadas pelo SIR, a UFC situa-se entre as 15 melhores do Brasil em 9: Economia e Finanças (9º), Odontologia (10º), Energia (11º), Engenharia (11º), Psicologia (11º), Matemática (12º), Medicina (13º), Farmacologia, Toxicologia e Farmacêutica (13º) e Ciência da Computação (14º).

"A UFC aparece muito bem nessas áreas de estudo. Isso é motivo de orgulho para todos nós. O trabalho feito nas diversas unidades acadêmicas, com o apoio da administração superior, vem se refletindo em resultado positivo nesse ranking", avalia o Prof. Rodrigo Rego, coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER).

RANKING AMPLIADO – Além das universidades, o SIR também avalia  outras instituições não acadêmicas que atuam na pesquisa e inovação, nos segmentos de empresas (como as big tech Google, Facebook e Microsoft, dentre outras); governo (como a Academia de Ciências Chinesa e o Instituto Max Planck, por exemplo), saúde (como a Clínica Mayo e o Centro John Hopkins) e entidades filantrópicas.

Quando considerado esse conjunto mais amplo de instituições, a UFC fica entre as 31% melhores, ocupando a 591ª colocação. Isso representa um salto de 66 posições no ranking em apenas um ano. O principal vetor de crescimento ocorreu na dimensão "inovação", na qual a UFC avançou 92 posições em apenas um ano.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.