Casa da Gestante da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand comemora cinco anos

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, celebrará, na quarta-feira (4), cinco anos de funcionamento. O equipamento presta assistência a mulheres grávidas e aos seus filhos atendidos na Maternidade, e já recebeu, de sua criação até março deste ano, 1.839 grávidas, 790 puérperas e 431 recém-nascidos.

Para comemorar, haverá um evento de aniversário às 8h30min do dia 4 de maio, na própria Casa, com apresentação cultural do Coral Santa Cecília, da MEAC, e depoimentos de usuárias que já foram acompanhadas pelo serviço ao longo dos cinco anos.

Imagem: berçário da Casa da Gestante

Ana Regina Sales, de 33 anos, é da cidade de Novo Oriente, distante 397 quilômetros de Fortaleza. Devido a um problema cardíaco (cardiopatia congênita), precisou ir à Casa da Gestante em 29 de julho de 2019, permanecendo até o final da gestação de sua filha Maria Bianca, nascida em 3 de outubro daquele ano. Foram pouco mais de dois meses de uma experiência que marcou sua vida. “Não tenho palavras para descrever o quanto fui bem cuidada por todos. Na Casa da Gestante, nós criamos laços de amizade e carinho com a equipe que nos trata como se a gente fosse parte da família”, relatou.

Segundo a enfermeira Karla de Abreu, coordenadora da CGBP, o espaço funciona como uma residência provisória de cuidados especializados em saúde para as mulheres e bebês acompanhados pela MEAC. O perfil das usuárias é de moradoras do Interior ou da Capital que precisam ser atendidas com mais frequência na Maternidade e, por isso, têm de estar temporariamente mais próximas para favorecer o tratamento. O gerente substituto de Atenção à Saúde da MEAC, o obstetra George Chaves Nunes, explica que a Casa da Gestante tem sido essencial também para melhorar o atendimento na própria Maternidade-Escola, possibilitando a liberação de leitos antes ocupados por mulheres que já não precisavam de internação, mas não tinham para onde ir enquanto não terminavam tratamentos. “Com a Casa, mantemos a excelência no nosso atendimento e ampliamos nossa capacidade de assistência”, disse.

Com uma equipe que cuida 24 horas da mãe e de seu filho, a Casa da Gestante conta com médicos e enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem, recebendo também o apoio de outros profissionais da Maternidade, como assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e residentes da Residência Multiprofissional (RESMULTI). O lugar tem capacidade para receber até 15 mulheres e sete recém-nascidos simultaneamente. “O nosso papel é o de cuidar, de acolher e de dar continuidade ao tratamento necessário para a mãe e o bebê. Nós procuramos fazer com que todas se sintam em seu lar”, reforçou.

Imagem: equipe da Casa da Gestante em frente à unidade

Foi assim que se sentiu Maria Magalhães, de 37 anos, ao precisar ficar cinco meses na Casa da Gestante. Ela permaneceu até o nono mês de gravidez, quando deu à luz a Saul Noah, nascido em 22 de outubro de 2021. Por tudo que viveu, seu sentimento de gratidão reflete-se em um convite muito especial para a coordenadora da CGBP. Ela convidou Karla de Abreu para ser madrinha de Saul. “Fiz o convite porque eu me senti muito bem acolhida e não tinha melhor forma de agradecer por terem cuidado tão bem de mim e do meu filho. É um agradecimento por tudo que ela e a equipe fizeram por nós”, contou emocionada. O batismo de Saul está previsto para acontecer em agosto.

Karla afirmou que receber esse convite é muito gratificante, pois representa que, na Casa da Gestante, além do cuidado físico, os profissionais e pacientes cultivam vínculos que, segundo ela, transcendem os muros da Casa. “Estou muito feliz pois ser madrinha é uma missão de vida. Aqui, na CGBP, nos sentimos fazendo parte da história de vida dessas mulheres e dos seus filhos”.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fones: (85) 3366 8183 e 3366 8577