Pesquisadores do Campus de Sobral participam de projeto para monitorar e prevenir suicídios em crianças e jovens

Pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre a Finitude (LAFIN), do Curso de Psicologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, fazem parte de uma articulação para monitoramento e prevenção de suicídios em crianças e jovens naquele município do norte cearense. O público-alvo do projeto contempla os alunos matriculados na rede pública de ensino, assim como pessoas que buscam o atendimento psicológico via Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFC, mobilizando em torno dessa agenda atores da academia, da gestão pública e da sociedade civil.

Participam desse movimento representantes das secretarias municipais de Saúde, através do Núcleo de Atenção e Prevenção do Suicídio (NAPS), de Educação e de Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral, além de pesquisadores do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), da Universidade de São Paulo.

Imagem: Foto da fachada do prédio do Serviço de Psicologia Aplicada, do Campus da UFC em Sobral

Para o pesquisador e coordenador do escritório do LEPES em Sobral, Walacy Maciel de Oliveira, mapear a prevalência de fatores de risco do suicídio em grupos escolares pode ser uma estratégia investigativa importante, mas que precisa estar conectada a planos de ação intersetoriais, pela natureza do fenômeno e dos fatores associados. Através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sobral e com o Instituto Ayrton Senna, desde 2018 o LEPES tem conduzido um estudo longitudinal com uma coorte de 2.500 crianças e adolescentes, em cerca de 30 escolas da rede pública municipal, ao longo dos anos finais do ensino fundamental.

O estudo busca identificar se o comportamento autolesivo, o bullying e outras questões de violência na escola têm relação com o desenvolvimento socioemocional nessa etapa escolar, a partir da escuta ativa e da promoção da saúde mental dos estudantes. “O nosso objetivo é que esse conhecimento não fique só no relatório que a gente entrega nas secretarias municipais e estaduais. Buscamos estratégias para levar os resultados a diretores, coordenadores e professores para que discutam pedagogicamente esses resultados e pactuem com outras pastas que caminhos tomar”, pontua Walacy de Oliveira.

De acordo com o coordenador do LAFIN, Prof. Márcio Arthoni, neste primeiro momento serão reunidos para análise os dados da Secretaria Municipal de Saúde a respeito de suicídios ocorridos na infância e juventude sobralense. Por ser uma temática complexa e que exige aprofundamento, o laboratório priorizará a qualificação da equipe de profissionais, antes de iniciar as ações junto à comunidade local e acadêmica.

Num segundo momento, em ação conjunta com os profissionais do NAPS que realizam o monitoramento das fichas de notificação de tentativas de suicídio e de autópsias psicossociais dos casos de suicídio no município de Sobral, se iniciará um mapeamento descritivo de como esses comportamentos aparecem nessa população e como poderemos lidar com eles de forma mais preventiva. Para o docente, há um contexto global que vem aumentando o interesse científico de investigar o comportamento autolesivo e as tentativas de suicídio em crianças e adolescentes, após um crescimento de casos relatados durante a pandemia de covid-19.

“Nós temos hoje a necessidade de ampliar estudos focando nessa população de crianças e jovens, até para compreender melhor esse fenômeno e pensar em práticas e intervenções que minimizem os riscos, e que ofereçam suporte tanto para as famílias quanto para os organismos públicos envolvidos”, afirma o Prof. Márcio Arthoni.

Mais informações sobre essas atividades de pesquisa e extensão do LAFIN podem ser obtidas no perfil do laboratório no Instagram (@lafin_ufc)

Fonte: Coordenação do Curso de Psicologia da UFC em Sobral – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.