Campus de Crateús lança Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense; objetivo é estimular investimentos

Uma plataforma interativa, colaborativa e com informações sobre os agentes inovadores do Ceará. Essa é a proposta do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, projeto de extensão do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, através do Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lançada desde 13 de abril, a plataforma possui mais de 70 organizações cadastradas, entre startups, núcleos de inovação, parques tecnológicos, incubadoras, fábricas de aplicativos, ambientes de coworking, entre outros integrantes do ecossistema de inovação cearense.

Imagem: Banner do Mapa do Ecossistema de Inovação

Com objetivo de estabelecer conexões, estimular iniciativas e atrair investimentos, o mapa disponibiliza aos seus usuários a geovisualização dos agentes inovadores. Desse modo, é possível verificar tanto a localização espacial de cada ponto cadastrado no território do Ceará, bem como obter informações de endereço, contatos e links para sites. Assim, aproxima empreendedores, ao divulgar suas atividades, com investidores, que passam a ter uma visão geral sobre empresas e startups de diferentes setores.

“Cada vez mais tem se discutido o fortalecimento dos ecossistemas de inovação como sendo algo de grande importância para o crescimento do Estado. Há, portanto, uma pertinência salutar na difusão dos integrantes e das propostas de valor presentes em um dado ecossistema, tendo em vista que, a partir desta divulgação, podem se engajar novos participantes”, comenta o Prof. Allysson Allex Araújo, coordenador do projeto.

Outra potencialidade da plataforma é oferecer dados que podem ser utilizados como base para políticas públicas. "Para governos, há a possibilidade de acompanhar a evolução do ecossistema do Estado, bem como fomentar conexões e amadurecer oportunidades de políticas públicas na área de inovação”, ressalta o docente.

Além da possibilidade de cadastro de agentes, a plataforma dispõe de um espaço para divulgação de eventos na área de inovação.  O projeto tem como diferencial ser em código aberto (open source), o que viabiliza alterações e melhorias a partir da sugestão de seus usuários. "A nossa plataforma vai além do mapeamento propriamente dito, incluindo a possibilidade de filtro por categorias de entidades. As pessoas podem contribuir não só cadastrando entidades e reportando problemas, mas desenvolvendo novas funcionalidades”, complementa o coordenador.

Para participar do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, basta acessar a plataforma e fazer o cadastro gratuitamente. No ambiente virtual há ainda um tutorial de como realizar esse processo. “Estamos totalmente à disposição para articulações conjuntas e parcerias que fortaleçam a iniciativa e colaborem para o nosso ecossistema de inovação. Todos são convidados a  fazer parte dessa empreitada”, afirma o Prof. Allysson Araújo.

Fonte: Prof. Allysson Araújo, coordenador do projeto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.