Internacionalização: agências de fomento apresentam oportunidades de estudo na Europa

O Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará ficou pequeno para o número de pessoas interessadas em ter mais informações sobre oportunidades de estudo e pesquisas em instituições de ensino superior europeias. Na tarde desta quinta-feira (5), o local serviu de palco para encerrar a etapa presencial do Study in Europe Road Show 2022

Na ocasião, representantes da Campus France (França), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, o DAAD (Alemanha) e do Swissnex (Suíça) apresentaram aos presentes as oportunidades e vantagens de estudar nos respectivos países. Na próxima terça-feira (10), das 17h às 19h, haverá uma live no Canal do Campus France Brasil no YouTube, onde também serão divulgadas oportunidades de estudos na Europa.

Imagem: Foto do auditório da reitoria com muitos estudantes lotados

A coordenadora de Mobilidade Acadêmica da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Profª Talita Vasconcelos, chamou a atenção para três aspectos essenciais para quem deseja fazer um intercâmbio: buscar informações sobre oportunidades de bolsas, estudar o idioma (principalmente o inglês), e providenciar a documentação necessária com antecedência.

“A mobilidade acadêmica forma o profissional com uma mente diferente, porque o aluno vai ter imersão em outra forma de pensar, em outra forma de pesquisar, de enxergar a realidade. O aluno que volta traz uma bagagem muito rica tanto para ele como para o grupo no qual está inserido. Isso enriquece o grupo como um todo”, destacou a docente.

É o que pretende fazer o estudante do oitavo semestre do Curso de Ciências Contábeis, Lécio Lima. Um dos motivos que o fizeram cursar a graduação na UFC foi justamente a internacionalização. “Acho que todos os estudantes de graduação têm o sonho de fazer intercâmbio, conhecer novas culturas”, comentou. Ele, que antes pretendia estudar nos Estados Unidos, agora já pensa também em outras possibilidades. “Pelo que andei vendo hoje, nós temos uma gama de oportunidades e opções bastante grandes. A Suíça e a França foram as que mais me chamaram atenção hoje”, revelou.

Imagem: foto de dois professores na mesa olhando para o público

AGÊNCIAS – Representando a Campus France, agência responsável pela promoção de estudos na França, Letícia Vieira destacou as vantagens de estudar no país europeu que investe por ano cerca de 49,5 bilhões de euros em ensino superior e em pesquisas e que tem uma política de abertura para estudantes estrangeiros.

“Doze por cento dos estudantes que estão no ensino superior são estrangeiros e 42% dos estudantes em doutorados são estrangeiros”, afirmou, indicando ainda o trabalho desenvolvido pela agência e os tipos de candidaturas possíveis para estudos (licenciatura, mestrado ou doutorado).

A representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Mariana Golubi, ressaltou “cinco motivos para estudar na Alemanha”: oportunidades de trabalhos para estudantes internacionais; possibilidade de estudar inglês e/ou alemão; universidades no topo dos rankings; taxas baixas ou sem taxas (para os cursos); e programas de estudo reconhecidos globalmente.

Na ocasião, ela apresentou as modalidades de bolsas oferecidas pelo DAAD, tais como o programa Hochschulwinterkurs (curso de inverno de língua e cultura alemãs), programas de master e especialização, programa de doutorado, e de fomento para pesquisas.

Para finalizar a rodada de apresentações, o gerente de relações acadêmicas da Swissnex, Pedro Capra, ressaltou aos presentes a Suíça como um país inovador. De acordo com ele, um dos grandes programas da agência é de fomento às startups, com intercâmbios de startups para conhecerem os ecossistemas de outros países. Além disso, comentou sobre ofertas de bolsas de estudo de excelência no país para doutorado, pós-doutorado e pesquisador visitante.

“Não tenham medo de tentar, sempre tenham em mente: quero ir pra tal país, por que quero ir pra tal país? Qual o meu objetivo: morar fora, estudar? E aí você vai fazer suas conexões a partir disso. Falem sempre com o departamento, programas de pós-graduação, professores. Tentem produzir material que possa ser apresentado em congressos internacionais. Isso vai ajudar muito nessa busca por uma vaga fora”, sugeriu.

Fonte: Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica da PROINTER – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.