Procurar no portal

UFC e Governo dos EUA inauguram escritório do EducationUSA mirando intercâmbios e parcerias

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Departamento de Estado dos Estados Unidos assinaram, na manhã desta sexta-feira (6), o memorando de intenção para criação do escritório do EducationUSA na UFC. Esse é o 43º escritório aberto no Brasil e o primeiro entre universidades federais do Nordeste.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou a importância das ações de internacionalização da UFC com o objetivo de projetar a imagem da Instituição no mundo. “Depois da pandemia, é preciso que a gente fique alerta ao fato de que precisamos internacionalizar e gerar novas oportunidades aos nossos alunos”, defendeu Cândido, asseverando que a UFC tem todas as condições de fazer isso em razão da qualidade dos servidores (docentes e técnico-administrativos), dos alunos e da estrutura física.

Imagem: O Reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e o encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Como exemplo de parcerias que podem ser realizadas, o reitor citou as pesquisas com hidrogênio verde, uma alternativa energética limpa para substituição de combustíveis fósseis. A UFC participa ativamente nas discussões, planejamento e pesquisas para a instalação de um hub de produção e comercialização de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

A inauguração contou com a participação de uma comitiva do governo dos Estados Unidos, chefiada pelo encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff. “Atualmente são 14 mil estudantes brasileiros nos EUA (...) Fora isso, o Brasil tem 2.078 alunos americanos estudando em universidades brasileiras”, informou Douglas Koneff. Segundo ele, o objetivo é nivelar esses números, promovendo ainda mais a vinda dos estudantes americanos para o Brasil.

Veja outras imagens da comitiva dos EUA na UFC no Flickr da Instituição

A comitiva ainda elogiou a celeridade da implantação do escritório na UFC, o que foi feito em apenas três semanas, sendo o procedimento mais rápido entre todos os escritórios do EducationUSA no País.

Para a coordenadora Regional de Orientação Educacional do EducationUSA, Rita Moriconi, a inauguração do escritório vai facilitar as parcerias entre a UFC e as universidades americanas – são cerca de 4.500 universidades com cursos de graduação e 1.700 com pós-graduação nos EUA.

Imagem: Da esquerda para a direita: coordenadora Regional de Orientação Educacional do EducationUSA, Rita Moriconi, coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER, Rodrigo Rego, cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon, encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Douglas Koneff, reitor Cândido Albuquerque, diretora do Centro de Ciências Agrárias, Sônia Oliveira, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Augusto Albuquerque, vice-reitor, Glauco Lobo (Foto: Ribamar Neto/UFC)

“Quando o escritório do EducationUSA vem para uma universidade ele traz também todos os programas da missão diplomática dos Estados Unidos”, comentou ela. Como exemplo, citou a presença de representantes das Forças Armadas americanas na solenidade, que possuem US$ 2 bilhões para investir em pesquisas feitas por cientistas americanos em parceria com pesquisadores de outros países.

De acordo com o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, 20% das publicações da Universidade em periódicos internacionais foram feitas em parceria com pesquisadores dos EUA. “Nos últimos cinco anos, nós tivemos parcerias entre professores da UFC com mais de 340 universidades americanas que resultaram em 1.763 publicações”, informou.

A orientadora educacional do EducationUSA na UFC, Profª Cristian Borges, explicou que, além da comunidade acadêmica da UFC, o escritório também vai atender estudantes e professores de outras universidades e escolas e qualquer pessoa interessada em conhecer oportunidades de estudo nos EUA, tanto na mobilidade acadêmica como em cursos de línguas ou de curta duração. “[Vamos] orientar como fazer o processo de candidatura [em instituições dos EUA], porque (...) existe o trâmite burocrático normal e, com a ajuda do Education USA e de um orientador, isso fica mais fácil”, disse.

Como exemplo de projetos desenvolvidos nos escritórios, ela citou o Oportunidades Acadêmicas, que seleciona 20 estudantes brasileiros e financia o processo de candidatura deles para universidades estadunidenses.

Antes da cerimônia, os integrantes da comitiva norte-americana foram recepcionados no Gabinete do Reitor e, após a inauguração do escritório, visitaram o Condomínio do Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Veja também matéria da UFCTV:

SOBRE – O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. São mais de 400 centros de orientação em 181 países, que oferecem orientação, tradução certificada, eventos e workshops.

PRESENÇAS – Também participaram do evento de inauguração a cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, Jessica Simon; o cônsul de Relações Institucionais do Consulado dos Estados Unidos em Recife, Jeffrey Lodermeier; o cônsul de Política e Economia do Consulado dos EUA em Recife, John B. O’Brien; a assistente de Política e Economia do Consulado dos EUA em Recife, Joana Cavalcanti; o especialista em Educação do Consulado dos EUA em Recife, Stuart Beechler; e os representantes do Governo dos EUA Rosa Santoni, Roger Greenwood e Kyle Gustafson.

Estiveram presentes também o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o chefe de Gabinete da Reitoria, Fernando Henrique Carvalho; os pró-reitores de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; de Extensão, Elizabeth De Francesco Daher; de Assuntos Estudantis, Geovana Cartaxo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Porto Cavalcanti; de Gestão de Pessoas, Marcus Vinicius Veras Machado; além do Prof. Rafael Brás, representando a Pró-Reitoria de Graduação. A chefe do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Cláudia Lordão, conduziu a cerimônia com a equipe do setor.

Acompanharam a cerimônia o coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER, Prof. Rodrigo Rego; o diretor da Faculdade de Direito; Maurício Benevides (FADIR); o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Prof. Rogério Faustino; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira; o diretor da Faculdade de Medicina (FAMED), Prof. João Macedo; o diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves, além de outros representantes da comunidade acadêmica da UFC.

Fonte: Escritório do EducationUSA na UFC – fone: (85) 3366 7944 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300