Estudantes da UFC vencem etapa Sertão Central e Crateús do Desafio Startup Ceará

A equipe Speed Market, formada por estudantes dos Cursos de Engenharia da Computação e de Ciência da Computação dos campi da Universidade Federal do Ceará em Quixadá e em Russas, venceu a etapa Sertão Central e Crateús do Desafio Startup Ceará 2022. Os jovens agora se preparam para a disputa final, marcada para os dias 25 e 26 deste mês.

O time criou uma plataforma digital destinada a ajudar as pessoas na hora de irem ao supermercado. De acordo com Assis Paiva Neto, aluno do Curso de Engenharia da Computação da UFC em Quixadá, a ideia é que os mercados se cadastrem e divulguem os produtos em promoção no aplicativo para que os usuários possam pesquisar e comprá-los.

Imagem: fotos dos 6 integrantes da equipe

“Na comunidade do aplicativo, os clientes dos mercados que divulgarem os produtos em promoção e tiverem um bom alcance vão poder ganhar cashback em cima dos produtos que eles compraram”, acrescenta.

O grupo ganhou R$ 5 mil, valor que deverá ser futuramente investido para o desenvolvimento do projeto. “A gente está fazendo algumas validações, vendo se consegue parceria com alguma empresa que acredite na nossa ideia para poder dar uma impulsionada”, comenta.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá, Simone Nunes, o resultado dessa etapa do Desafio Startup Ceará “representa uma conquista muito importante, especialmente por coroar as ações do campus para o fomento ao empreendedorismo e à inovação”.

Além de Assis Paiva Neto, integram a Speed Market os estudantes João Pedro Fernandes, do Curso de Engenharia de Computação, e Ulisses Alves, da Ciência da Computação do Campus da UFC em Quixadá; e Mayk Jadam, da Ciência da Computação da UFC em Russas. O grupo contou com a orientação do Prof. Paulo Armando Aguilar, docente da UFC em Quixadá, e de Simone Nunes, coordenadora do INOVE.

DESAFIO – O Desafio Startup Ceará é uma atividade de capacitação e competição voltada a estudantes universitários cearenses com o objetivo de disseminar conceitos e práticas de empreendedorismo inovador e estimular a geração de ideias de negócios, promovido pelo SEBRAE.

Os participantes são estimulados a pensar soluções inovadoras com cunho tecnológico para atender a necessidades dos setores produtivos do Estado. Na ocasião, são selecionadas as melhores ideias de startups com base em critérios como criatividade e grau de inovação da ideia do projeto; viabilidade de criação do negócio; atratividade mercadológica do negócio; nível de modelagem do projeto; e apresentação oral da equipe proponente.

A etapa final do desafio está marcada para o fim do mês com a participação das melhores ideias das cinco etapas regionais (Cariri e Centro Sul; Sobral, Ibiapaba e Itapipoca; Sertão Central e Crateús; Litoral Leste e Vale do Jaguaribe; Fortaleza, Região Metropolitana e Maciço de Baturité).

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.