Cursos de Dança da UFC e instituições portuguesas realizam seminários internacionais de 17 a 21 de maio; programação é gratuita

Têm início na terça-feira (17) o V Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis e o II Seminário TEPE: Encontro Internacional de Performances Expandidas, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Ceará e do projeto de pesquisa TEPE – Technologically Expanded Performance da Universidade de Lisboa (ULisboa). Ambos seguem até o dia 21 de maio.

Imagem: Fundo com imagem em preto e branco com trilho de trem e construções de casas ao redor e pessoas andando

Integrando um único evento, os dois seminários são dedicados a explorar os cruzamentos entre as artes, a cidade e os territórios físicos e existenciais a partir da performance, de investigações artísticas, teóricas e tecnológicas. Tendo como tema "Expandir a paisagem, praticar os territórios: encontros e tensões", o evento terá a participação de artistas e pesquisadores nacionais e internacionais em diversos espaços da capital cearense.

A programação de palestras, mesas-redondas, performances e caminhadas acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes, Biblioteca Pública Estadual do Ceará, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Farol do Mucuripe (em parceria com a Associação de Moradores do Titanzinho, a Comissão Titan e o Coletivo Audiovisual do Titanzinho), além de ruas de Fortaleza. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, como a palestra do escritor Ailton Krenak, sobre "A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade", e o cortejo com o Maracatu Solar.

O V Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis é realizado pelo PPGARTES em caráter bienal desde 2012. Ele se propõe fortalecer as redes de pesquisa em artes, em âmbito nacional e internacional, a partir da aproximação dos artistas docentes, discentes e egressos com pesquisadores de ponta no campo das artes contemporâneas e de áreas afins.

Tendo o TEPE como parceiro em 2022, o seminário retoma o conceito de território, "de modo a permitir pensar a arte contemporânea e a própria imaginação como territórios para a prática ao mesmo tempo de pertencimento e de recusa, de encontros e tensões, de fabulação e modulação identitária, e de micropolíticas de resistência à brutalidade que assola nosso presente histórico, em sua incansável reencenação da violência patriarcal-colonial", de acordo com a organização.

TEPE BRASIL – O TEPE Brasil é um projeto de pesquisa dos Cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade de Lisboa (ULisboa). Com o objetivo de investigar as memórias urbanas de Fortaleza e da capital portuguesa, a pesquisa explora os cruzamentos bidirecionais entre arte e tecnociência, a partir do conceito agregador de performance, sobre dois vetores principais: investigação de sonoridades, e pesquisa e criação de micropaisagens.

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), pelo lado brasileiro, e a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), pelo lado português, patrocinam o projeto, que já realizou diversos encontros remotos e duas residências artísticas presenciais em Lisboa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no perfil do Laboratório de Dança e Multimídia do ICA no Instagram.

Fonte: Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.