Cybercamp FitBank divulga equipes selecionadas para a competição que começa na segunda (16)

A organização do Fit Your Thinking: Cybercamp FitBank, desafio colaborativo e capacitação gratuita on-line em tecnologia e empreendedorismo, destinado a estudantes cearenses, divulgou a relação das equipes selecionadas para participar da competição. A disputa é promovida numa parceria envolvendo a Universidade Federal do Ceará e o FitBank Pagamentos Eletrônicos. As equipes serão formalmente comunicadas por e-mail, e a primeira atividade será realizada na próxima segunda-feira (16), às 17h, de forma on-line.

Das 20 equipes selecionadas, 11 têm a participação de alunos dos campi da UFC de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral. Também integram equipes alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Fortaleza, Maracanaú, Tianguá, além de estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Mário Alencar, de Fortaleza.

Imagem: Duas pessoas usando computadores, sentadas (Foto: Divulgação)

Os competidores são alunos dos mais diversos cursos, porém a maioria deles é da área de tecnologia da informação e comunicação (TICs) e foi exigido que tenham cursado disciplinas nas áreas de programação e afins. Os organizadores destacam que, em caso de desistência de alguma das equipes selecionadas, as classificáveis poderão ser convocadas diretamente pela organização do certame.

O coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Bruno Matos, esclarece que o Fit Your Thinking: Cybercamp FitBank, “é uma competição colaborativa com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para meios de pagamentos digitais. Os participantes vão conhecer problemas reais enfrentados por empresas e instituições de meios de pagamento, como o FitBank, e serão desafiados a buscar soluções concretas e a desenvolver produtos e programas digitais que aprimorem os processos e funcionalidades do mobile banking.“

A intenção, segundo Bruno Matos, “é melhorar a experiência do usuário, inovando a forma como ele acessa serviços financeiros, como abertura de conta, consulta de saldo e extratos, pagamentos e transferência.”

ETAPAS E PRÊMIOS – Todo o processo de desenvolvimento dos produtos e programas digitais deverá ser realizado pelas equipes de participantes, que são organizadas entre os candidatos pela coordenação do CyberCamp, contando ainda com a orientação de professores da UFC e a interação com profissionais do FitBank.

Bruno Matos explica que o Cybercamp começa nesta segunda-feira (16) e as etapas prosseguem até julho. O cronograma detalhando todas as etapas está disponível no edital da competição. “A cada etapa, iremos avaliar os resultados apresentados e daremos diretrizes para melhorias. Haverá premiação para as equipes que se destacarem em cada etapa. Serão mais de R$70 mil em premiação total “, diz ele. A relação dos prêmios pode ser conferida no site do projeto.

A importância desta iniciativa para a UFC, na avaliação dele, é que “além de ter muitos de seus estudantes como participantes, é a organizadora do projeto, levando toda sua experiência em projetos de inovação aberta empresarial e desenvolvimento de tecnologias para a prática de nossos estudantes e demais estudantes inscritos. Assim conseguiremos desenvolver soluções e capacitar estudantes de ensino médio e graduação de todo o estado do Ceará. A intenção é ampliar o leque de oportunidades de aprendizado e de futuros trabalhos para os estudantes cearenses”.

Fonte: Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER/UFC – fone: (85) 3366 7335