Cine Ceará recebe inscrições para mostras competitivas de longa e curta-metragem

Com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema está com inscrições abertas, até 30 de junho, para as três mostras competitivas de sua 32ª edição: Ibero-Americana de Longa-Metragem, Brasileira de Curta-Metragem e Olhar do Ceará. O regulamento e o formulário de inscrição para cada mostra estão disponíveis no site do evento (www.cineceara.com). As inscrições são gratuitas

Imagem: Sala de cinema com poltronas vermelhas e pessoas sentadas de costas viradas para tela de cinema ao fundo.

Com realização de 3 a 9 de setembro de 2022, o 32º Cine Ceará será 100% presencial, com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

A Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem é direcionada a produtores e diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, com filmes de animação, ficção, documentário ou experimental. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2021 com duração mínima de 60 minutos.

Já a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem é aberta a trabalhos de produtores e diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos. Podem ser inscritos curtas de ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2021, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.

Por fim, a Mostra Olhar do Ceará é aberta a realizadores cearenses, radicados ou não no Ceará, e residentes no Ceará há mais de três anos. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem (máximo de 25 minutos) e longa-metragem (máximo de 60 minutos), concluídos a partir de janeiro de 2021, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental.

A curadoria do festival informa que prioriza trabalhos inéditos e, no conjunto das mostras competitivas, reserva no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras.

PREMIAÇÃO – Na Mostra Competitiva Ibero-Americana, o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores das seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem, Direção, Atuação Feminina, Atuação Masculina, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa, eleito pelo júri oficial, receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

O júri oficial da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem escolherá os vencedores do Troféu Mucuripe nas seguintes categorias: Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica.

Serão agraciados também com o Troféu Mucuripe o Melhor Curta-Metragem e o Melhor Longa-Metragem na opinião do júri da Mostra Olhar do Ceará.

O 32º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional da UFC e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT). Conta ainda com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e de outras empresas públicas e privadas, a partir da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Rouanet.

Mais informações podem ser obtidas nos perfis do Cine Ceará no Instagram e no Facebook. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3252 5401