SIGAA ganha módulo para consulta de documentos e divulgação de vagas de estágio

Neste ano, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Ceará recebeu uma nova funcionalidade: o módulo de estágios. Incorporado ao segmento acadêmico do SIGAA, o novo módulo poderá ser utilizado por alunos, professores e coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação da UFC. Com essa melhoria, os membros das comunidades interna e externa da UFC, como repartições públicas, empresas e organizações não governamentais, terão como anunciar a abertura de inscrições para processos seletivos de estagiários.

Além de se informar sobre ofertas de estágio, quando clicam na aba "Estágios" do menu discente do SIGAA, os estudantes podem fazer a consulta de documentos como termos de compromisso, aditivos, rescisões e relatórios de atividades de estágio.

Imagem: Menu de sistema de computador com fundo branco e opções disponíveis para acesso

Segundo o pró-reitor-adjunto de Extensão e coordenador da Agência de Estágios da UFC, Prof. Rogério Mâsih, o módulo permite que instituições públicas, empresas privadas e agentes de integração divulguem de forma ágil as vagas disponíveis de estágios, garantindo amplo e rápido acesso aos estudantes. Mâsih explica que as concedentes de estágio devem cadastrar essas oportunidades no SIGAA, preenchendo informações de pré-requisitos, atividades previstas, remuneração, carga horária semanal e contatos institucionais. A partir desse cadastro, os estudantes poderão enviar currículos e históricos escolares a fim de se candidatar para as seleções.

"Essa nova ferramenta trará agilidade e aumento do alcance da divulgação de vagas de estágio. As vagas podem ser ofertadas para alunos de um único curso, com vagas específicas voltadas a cursos de licenciatura e de bacharelado, ou para  um conjunto de cursos de graduação. Os alunos acessam [o módulo de estágios] diretamente por meio do SIGAA, sem necessidade de nenhum contato ou intermediação da Agência de Estágios", avalia.

O Prof. Rogério Mâsih complementa que a consulta de documentos e o anúncio das vagas no módulo de estágios são duas funções iniciais de um programa maior, no qual em breve toda a Universidade poderá cadastrar documentos de estágio e acompanhar os trâmites de maneira completamente digital pelo SIGAA. Neste primeiro momento, pontua o coordenador, o Centro de Tecnologia está recebendo o piloto desse projeto, antes de ser expandido para as demais unidades acadêmicas da UFC.

Documentos de estágios anteriores a 2022 ainda não foram cadastrados no SIGAA, e dúvidas podem ser enviadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações podem ser obtidas no site da Agência de Estágios da UFC.