Servidores ativos devem realizar validação cadastral obrigatória até 31 de maio

O Ministério da Economia informa que todos os agentes públicos civis federais devem realizar, até 31 de maio, a validação de seus dados pessoais e funcionais cadastrados na administração pública federal. O procedimento é obrigatório e deve ser feito exclusivamente pela plataforma digital SouGov.br. O tutorial "Como validar meus dados cadastrais?" pode ser acessado no Portal do Servidor do Governo Federal.

Imagem: foto focada nas mãos de uma pessoa segurando um aparelho de celular, cuja tela mostra o aplicativo SouGov

Da mesma forma, os agentes públicos responsáveis pela gestão de equipes deverão validar a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas, caso existam.

A validação dos dados cadastrais tem o intuito de zelar pela manutenção dos dados cadastrais pessoais e funcionais atualizados dos agentes públicos e foi instituída pela Portaria SGP/SEGDD/ME nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022.

COMO FAZER – Ao acessar o aplicativo SouGov.br ou sua versão web, a funcionalidade aparecerá automaticamente na tela. Basta clicar e iniciar a validação.

Dúvidas sobre acesso ao SouGov podem ser esclarecidas no Portal do Servidor.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará ressalta que algumas das alterações cadastrais realizadas pelo servidor podem não aparecer automaticamente no sistema após a validação. Isso acontece porque elas ainda serão atualizadas manualmente pela Divisão de Cadastros (DICAT), não havendo nenhum prejuízo ao servidor.

É possível verificar a regularidade da situação cadastral pelo SouGov em menu > Cadastro > Situação da Validação Cadastral.

Mais informações podem ser obtidas nos tutoriais produzidos pelo ministério.

Fonte: Central de Relacionamento da PROGEP – WhatsApp: (85) 3366 7395 (apenas mensagens) / fone: (85) 3366 7579 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.