PREX apresenta proposta de manual para parcerias externas das ações de extensão

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, reuniu-se em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (23), com representantes das pró-reitorias de Extensão (PREX) e de Planejamento e Administração (PROPLAD) para tratar acerca de fluxos administrativos e de um novo manual de celebração de parcerias externas das ações de extensão. O documento está previsto como uma das metas prioritárias do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC, e se alinha com normas internas sobre ações extensionistas, a exemplo da Resolução nº 04/2014, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). O manual está sendo revisado na Imprensa Universitária, e, durante a sua elaboração, contou com contribuições da Secretaria de Governança e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).

Imagem: Foto da reunião do reitor Cândido Albuquerque com pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher.

Segundo a coordenadora de Extensão do Campus do Benfica, Profª Lara Capelo Cavalcante, o manual significa inovação, pois auxiliará todos os projetos extensionistas da Universidade a estabelecer parcerias externas com institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil. O documento orienta a respeito de parcerias com e sem contrapartidas financeiras, que podem ser geridas por intermédio de fundações de apoio.

A coordenadora afirma que o manual reúne ainda todo o conjunto de instrumentos jurídicos no âmbito da extensão para instruir procedimentos de acordos de cooperação técnica, protocolos de intenção, convênios, contratos, termos de patrocínio, entre outros. “O manual apresenta um fluxo mais eficiente para que a nossa comunidade acadêmica tenha menos burocracia, trazendo também conhecimento sobre as normas internas e a legislação de modo geral sobre como firmar parcerias para o fortalecimento da extensão universitária”, explicou.

O reitor Cândido Albuquerque aprovou o manual de celebração de parcerias externas das ações de extensão, parabenizando a equipe envolvida nessa iniciativa. O dirigente ressaltou a necessidade de agilizar os fluxos dos processos administrativos da Instituição, seguindo as diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos demais órgãos de controle. “O manual é um trabalho muito bom, que pode servir de base para outras áreas e setores acadêmicos da UFC, porque precisamos inovar e reduzir a burocracia na Universidade”, ponderou o reitor.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher; e o coordenador de Contratos e Convênios da PROPLAD/UFC, Augusto Macedo.