UFC assina termo de cooperação técnica para enfrentamento à violência doméstica

Com o objetivo de reduzir casos reincidentes de violência doméstica, a Universidade Federal do Ceará assinou, na segunda-feira (23), um termo de cooperação técnica com Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (por meio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Fortaleza e Juizado da Mulher), Governo do Ceará (por meio da Secretaria de Administração Penitenciária), Procuradoria-Geral de Justiça (através do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher) e Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará.

A parceria visa fomentar o Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica (NUAH) com o intuito de reduzir casos reincidentes, prevenindo a criminalidade no âmbito da violência doméstica e desenvolvendo atividades socioeducativas a fim de afastar os agressores do contexto da violência, agindo de forma integrada em todas as instituições.

Imagem: foto de pessoas formando um semicírculo de uma sala

Na ocasião, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, destacou a importância da parceria firmada nesse termo de cooperação. “Existem tarefas que nenhuma instituição pode fazer sozinha, são missões que pelas suas complexidades precisam de uma abordagem multidisciplinar. Violência doméstica é um desses temas, é preciso buscar a mudança de uma cultura”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, também ressaltou a articulação entre as instituições para combater os crimes de violência contra a mulher. “A violência doméstica é um fator cultural que a gente precisa trabalhar de forma ampliada e sistêmica, oferecendo as oportunidades de ressocialização para conseguir transformar a cabeça desses homens, para que eles percebam o erro e consigam se desviar desse caminho de violência”, disse.

“Os números da violência doméstica são de guerra. É terrível saber que o Brasil é o país que mais mata mulheres todos os dias, são treze feminicídios diariamente, uma agressão física a cada dois segundos. Os números realmente assustam, por isso precisamos trabalhar a prevenção. É muito importante a gente penalizar, mas só isso não vai resolver o problema. Precisamos trabalhar junto aos autores de violência doméstica para que eles não venham a fazer outras vítimas”, pontuou a juíza titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Fortaleza, Rosa Mendonça.

Além de fortalecer o NUAH, o termo de cooperação também pretende fomentar o RENOVA: Grupo de Intervenção para Homens Autores de Violência Conjugal. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (LACCE) do Departamento de Psicologia da UFC com o objetivo de auxiliar homens que praticaram violência doméstica e estão cumprindo pena relativa à Lei Maria da Penha a adquirir repertório comportamental específico para lidar com relações conjugais.

“Iniciamos esse projeto antes da pandemia, agora podemos retornar com mais força. Agradecemos a parceria, por abraçar essa ideia e levar adiante o RENOVA. No momento em que a gente procura mudar algo em um relacionamento marcado por violência, nós estamos prevenindo o surgimento de novos agressores, novos processos e novas mulheres vítimas”, disse Ana Cláudia de Oliveira, representando o Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TJCE.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.