Cinema e dança abrem a programação gratuita da edição 2022 do Projeto Nosso Palco

O Projeto Nosso Palco – Edição 2022, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC), vai oferecer ao público uma variada programação artístico-cultural gratuita, no formato híbrido, até outubro deste ano. A programação terá início neste mês de junho com uma mostra virtual de atrações quinzenais às segundas-feiras, com veiculação nas redes sociais da secretaria. Em julho começam as apresentações presenciais mensais no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), equipamento cultural da UFC.

Imagem: Peça de divulgação do projeto Nosso Palco

A primeira atração da mostra virtual ocorre no próximo dia 13. É o curta-metragem Pinga Toró, produzido pela artista Anna Beatriz Gomes, aluna do Curso de Jornalismo da UFC, que será exibido às 18h, no perfil da SECULT UFC no Instagram (@secultufc) e no canal da secretaria no YouTube.

Pinga Toró é um trabalho autoral que reúne “inspiração, poesia, leveza e mergulho”, na definição da artista. “Ser do Ceará é experimentar o amor pela água no mar, do açude, da cachoeira, do vento e no céu — quando aguardamos a chuva”, diz Anna Beatriz. A intenção dela é que “cada um que assista possa mergulhar profundamente em si, percebendo o desaguar das lembranças e reminiscências”.

DANÇA – A segunda apresentação de junho está programada para o dia 27, às 18h. Será a performance Novo sentir-se, da Cia. de Dança do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES-UFC). “A performance reúne momentos de improviso, interação e composição em grupo com a ideia de demarcar o retorno e o preenchimento desses espaços que ficaram vazios por tanto tempo, como também promover o contato, a interação e o registro da saída do virtual para o presencial”, informa a SECULT UFC.

Imagem: Marca do projeto Nosso Palco

A Cia. de Dança do IEFES-UFC é formada por jovens e adultos, estudantes universitários e pessoas sem vínculo com a Universidade, que aceitaram a experiência de elaborar de forma coletiva essa performance. A produção ressalta que Novo sentir-se destaca, “em seu cenário de gravação, o verde da natureza com o cinza concreto da Instituição, que compõe o lugar de reencontro dos integrantes da companhia de dança”.

Até outubro, a secretaria irá divulgar o programa do Projeto Nosso Palco em seu site e em suas redes sociais no Facebook (@secultufc) e Instagram (@secultufc). A cada 15 dias, a atração é da mostra virtual e, uma vez ao mês, a apresentação presencial a ocorrer no TUPA.

ARTE NA PANDEMIA – A diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro, comenta que o Projeto Nosso Palco, que chega à segunda edição, é um espaço que abre as portas para alunos, ex-alunos e servidores da UFC autores de trabalhos que queiram mostrar sua arte para a sociedade. Inicialmente, foi pensado para ser presencial. Mas, devido à pandemia da covid-19, o projeto foi adaptado e a primeira edição, realizada no ano passado, ocorreu na modalidade remota.

“A mostra virtual Nosso Palco foi a forma que encontramos de proporcionar um espaço de fruição cultural e valoração dos trabalhos artísticos dos alunos, ex-alunos e servidores da UFC durante o período tão delicado”, relembra ela.

Para este ano, os organizadores fizeram novo planejamento e, nessa segunda edição, oferecem ao público em geral a programação híbrida. “O Projeto Nosso Palco é uma ação extensionista que tem o objetivo de fomentar as produções culturais da UFC, dar visibilidade aos trabalhos artísticos, valorizando, assim, as suas inúmeras produções e contribuindo para a formação de plateia e com a diversidade cultural no ambiente acadêmico”, assinala Maria Pinheiro, que faz o convite a toda a sociedade para acompanhar a programação.

Fonte: Maria Pinheiro, diretora da Secretaria de Cultura da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.