6ª Semana Nacional de Arquivos da UFC ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho, no formato remoto

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) da Universidade Federal do Ceará, através da sua Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD-UFC), promoverá a 6ª Semana Nacional de Arquivos da UFC, no período de 9 a 10 de junho. O evento será no formato on-line com acesso gratuito pelo canal Plurissabres, no YouTube. Conforme proposta do Arquivo Nacional, a Semana tem como tema “Gestão documental, preservação digital e memórias dinâmicas na sociedade contemporânea”.

Com a Semana, os organizadores pretendem chamar a atenção da sociedade e dos órgãos públicos para a responsabilidade dos arquivos, da preservação da memória e a transparência, de modo a garantir o acesso à informação, seguindo o ordenamento jurídico. Explicam ainda que a UFC tanto produz como recebe uma quantidade enorme de documentação da comunidade administrativa e acadêmica em suporte analógico e digital e, consequentemente, os cuidados com relação a autenticidade e segurança da informação, gestão de dados e preservação digital são fundamentais para a preservação das informações. Soma-se a isso a urgência no tratamento e gestão arquivística dos documentos digitais.

Imagem: A Semana tem como tema “Gestão documental, preservação digital e memórias dinâmicas na sociedade contemporânea”, de acordo com proposta do Arquivo Nacional (Imagem: Divulgação)

“Os arquivos sempre tiveram grande papel nas organizações e no Estado. Pois a documentação arquivística é a base para a transferência financeira e de toda natureza. Ademais, têm grande função para a preservação da memória histórica. Com a produção de documentos arquivísticos digitais, cuja perenidade ainda é complexa, urge a preocupação com a preservação digital a longo tempo, aspectos que serão discutidos durante o evento”, acentua a Profª Virgínia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação (DCINF-UFC) e presidente da CPAD.

Ela acrescenta que todos os eventos de iniciativa da CPAD da UFC “buscam evidenciar a necessidade da criação do Arquivo Central da Universidade para que possamos garantir a gestão da qualidade da documentação arquivística nos arquivos intermediários e permanentes de modo a se concretizar assessoria documental direta do reitor e demais gestores”.

Para a realização do evento, a PROPLAD e a CPAD contam com parceria envolvendo outras unidades da UFC, como o Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI-CNPq), o Projeto de Extensão Plurissaberes do Sistema de Bibliotecas; o Museu de Arte; o Memorial; o Curso de Biblioteconomia; o Departamento de Ciências da Informação (DCINF); o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), o Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH; além da Associação dos Bibliotecários do Ceará e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

Confira a programação:

Quinta-feira, dia 9 de junho

8h30min – Abertura: Prof. Almir Bittencourt da Silva, pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC

9h às 9h40min
Palestra: O tratamento arquivístico dos documentos digitais: o entendimento além do olhar
Palestrante: Prof. Marcelo Nogueira de Siqueira, bacharel em Arquivologia e docente da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Mediadora: Lucélia Mara de Souza Serra

10h às 10h40min
Palestra: Estruturação de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e Comissão de Revisão de Prontuários em Hospitais
Palestrante: Profª Francisca Rosaline Leite Mota, bacharel em Biblioteconomia e docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

11h às 11h40min
Roda de Conversa: Hipátia: interoperabilidade entre sistemas para preservação digital de documentos arquivísticos
Palestrantes: Tiago Emmanuel Nunes Braga, bacharel em Sistemas de Informação e coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Alexandre Faria de Oliveira, bacharel em Processamento de Dados e coordenador de Soluções Tecnológicas no projeto de pesquisa Preservação Digital – "Rede Cariniana" IBICT
Mediadora: Virginia Bentes Pinto

Sexta-feira, dia 10 de junho

Oficina: Aplicabilidade do modelo Hipátia em documentos arquivísticos
Ministrantes: mestrando Marcos Sigismundo da Silva, bacharel em Biblioteconomia e integrante do IBICT; mestranda Marília Cristina da Silva, bacharel em Arquivologia e integrante da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Mediadora: Auricélia França.

Mais informações no Instagram da CPAD-UFC: @cpad_ufc

Fonte: Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da PROPLAD – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.