Instituto de Cultura e Arte completa 14 anos de fundação e oferece programação gratuita ao público

Apresentações artísticas, desfiles, lançamento editorial, feira gastronômica, workshop e oficina fazem parte da programação de 14 anos de criação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará. As atrações, abertas ao público e gratuitas, começam nesta terça-feira (21) e prosseguem até sábado, dia 25.

A abertura do evento, neste dia 21, será às 12h, com apresentações da Orquestra de Cordas da UFC e da Camerata de Cordas da UFC, no hall do ICA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Em seguida, às 13h, no corredor externo da área dos Centros Acadêmicos (CAs) ocorrerão dois desfiles. o primeiro é da Coleção Elos, assinada pelos estudantes Levi Pluma, Pedro Costa, Raphael Guilherme e Ricardo Danderson, do Curso de Design-Moda do ICA. A coleção ficou entre os finalistas do concurso dos Novos Talentos do Dragão Fashion Brasil (DFB Festival).

Imagem: A semana será movimentada com muita música, moda, gastronomia workshop e oficina para celebrar os 14 anos do ICA (Imagem: Divulgação)

O segundo desfile é do Figurarte, projeto de extensão e acervo de indumentárias, existente desde 2014, no Curso de Design-Moda do ICA. O projeto reúne doações de coleções particulares de figurinistas da cidade de Fortaleza, além de peças produzidas pelos discentes e docentes no âmbito das disciplinas do curso.

No dia 22 (quarta-feira), às 11h30min, no Hall de entrada do ICA, será lançada a segunda edição da Revista Mov, publicação semestral do ICA que reúne produções em diferentes formatos sobre arte e cultura em suas mais diversas formas de expressão. Às 12h30min, a apresentação é da Banda Sinfônica da UFC.

No dia 23 (quinta-feira), a partir das 10h, o público poderá se deliciar na Feira Gastronômica a ser montada no hall do ICA. Os organizadores são professores e alunos do Curso de Gastronomia, através da disciplina de “Organização de Eventos Gastronômicos”, ministrada pela Profª Matu Macedo, e da disciplina de “Confeitaria e Doçaria”, ministrada pela Profª Alessandra Pinheiro, e participação de integrantes do Centro Acadêmico Benê Ricardo.

Estarão à venda produtos de confeitaria e comidas típicas juninas: canjica, mugunzá, pratinho, vatapá, pé de moleque, bolo de batata, bolo de milho, bolo de macaxeira, doces de coco, goiaba, banana e outros. Às 12h terá apresentação da Banda Forrozão do Coité Velho, além de quadrilha improvisada.

No dia 24 (sexta-feira), às 16h, na sala de videoconferência, é a vez do workshop Processo Criativo em Criação de Identidade Visual, com o designer e diretor de artes Eudes Nogueira. Ele é o convidado do Rastro Convida, iniciativa da Rastro, empresa júnior do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC, na qual profissionais que atuam no mercado publicitário são convidados a compartilhar suas experiências através de oficinas, workshops e/ou palestras.

Encerrando a programação no dia 25 (sábado), às 10h, no hall de entrada, o Projeto Sacada promoverá a Oficina Voz em Si – Autopercepção em cantos, conduzida pelo Prof. Elvis Matos, do Curso de Música da UFC. A oficina marca o retorno das atividades presenciais do projeto e tem como objetivo promover um encontro dos participantes com suas possibilidades vocais, buscando o movimento de perceber a si mesmo em um momento de realização musical compartilhada.

EVOLUÇÃO DO ICA – Criado em 2003, inicialmente como um órgão administrativo para congregar e gerenciar os equipamentos culturais da UFC, foi em 25 de junho de 2008 que o Instituto de Cultura e Arte passou a existir como unidade acadêmica. Nesses 14 anos, o ICA se ampliou e se consolidou através das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente o ICA é composto por 11 cursos de graduação: Cinema e Audiovisual; licenciatura e bacharelado em Dança; Design-Moda; licenciatura e bacharelado em Filosofia; Gastronomia; Jornalismo; Música; Publicidade e Propaganda, e licenciatura em Teatro. Conta ainda com os seguintes cursos de pós-graduação: Mestrado Profissional e Acadêmico em Artes, Mestrado Profissional e Acadêmico em Filosofia, Doutorado em Filosofia, Mestrado em Gastronomia e Mestrado e Doutorado em Comunicação.

Mais informações no site do ICA.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: (85) 3366 9222