Com patrocínio da empresária Graça Dias Branco, quadros de Raimundo Cela e Mário Baratta são restaurados e voltam à UFC

Após cerca de um ano afastados do Estado para restauro, dois importantes quadros do acervo da Universidade Federal do Ceará, A casa dos jangadeiros, de Raimundo Cela, e Retrato de Maria Ageldiva, de Mário Baratta, já estão de volta à Instituição. As obras foram apresentadas, na tarde desta quarta-feira (22), na Reitoria, à empresária Graça Dias Branco, que patrocinou a restauração.

Imagem: Uma pintura ao centro e duas pessoas, um homem e uma mulher, ao lado observando o quadro.

A peça de Raimundo Cela, renomado artista cearense, foi feita em madeira em 1945. O quadro se encontrava, já há alguns anos, com uma mancha e com uma falha na madeira. Já o de Baratta, carioca que se tornou artista enquanto era aluno da Faculdade de Direito do Ceará, foi concebido em óleo sobre tela na década de 1940, e apresentava desgaste em sua cor e em sua textura.

Conforme a diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), Graciele Siqueira, ambos os quadros foram levados ao Rio de Janeiro para restauro há cerca de um ano e, desde abril passado, voltaram a seus locais de exposição: o de Cela, no Gabinete do Reitor, e o de Baratta, no MAUC

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

“Eu acho que a gente tem que cuidar do que é nosso. E seria muito bom se conservássemos todo esse patrimônio que temos, pois temos coisas belíssimas, obras maravilhosas”, destacou Graça Dias Branco, que veio à Universidade para apreciar as obras restauradas.

Imagem: Tela de pintura de uma mulher

O reitor Cândido Albuquerque agradeceu o apoio da empresária na recuperação dos quadros. “A Graça teve um sentimento de pertencimento, e é verdadeiro. Essas obras não são da Universidade: elas são obras públicas. São patrimônios de todos nós, e são maravilhosos”, destacou. “O cearense tem que ter esse sentimento de pertencimento da Universidade. A gente fica muito feliz, pois tem uma simbologia muito grande para nós”, completou.

Participaram do encontro na Reitoria, além da empresária Graça Dias Branco e do reitor Cândido Albuquerque, o vice-reitor, Glauco Lobo; a diretora do MAUC, Graciele Siqueira; a diretora da SECULT UFC, Maria Pinheiro; a diretora do Memorial da UFC, Gerda Holanda; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; a pró-reitora de Extensão, Elizabeth Daher; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius, e o galerista Leonardo Leal.