Procurar no portal

Cerimônia marca aposição do retrato do Prof. Henry de Holanda Campos na Galeria de Ex-Reitores da UFC

O tom de gratidão e reconhecimento marcou, na manhã desta quinta-feira (23), a cerimônia de aposição do retrato do Prof. Henry de Holanda Campos na Galeria de Ex-Reitores da Universidade Federal do Ceará. O reitor Cândido Albuquerque, o vice-reitor Glauco Lobo, o ex-reitor Paulo Elpídio, representantes da administração superior e da comunidade acadêmica, além de autoridades e convidados, foram recebidos no Salão Nobre da Reitoria para prestigiar o docente que geriu a Instituição no período de 2015 a 2019. 

O quadro, que tem 1,16m de altura por 81cm de largura, foi feito pelo pintor Ernane Pereira.

Imagem: retrato do ex-reitor Henry Campos foi feito pelo pintor Ernane Pereira.

Aos 13 reitores antecessores, todos citados nominalmente em seu discurso, o Prof. Henry Campos creditou a contribuição para que “a Universidade Federal do Ceará chegasse, aos nossos dias, como uma das maiores universidades do País, com visibilidade nacional, exercendo liderança, participando construtivamente de todos os fóruns onde conquistou o direito de exercer influência”.

Em constante referência ao aporte recebido através da equipe de trabalho do seu mandato, além de setores internos e externos à UFC, o ex-reitor disse que “uma trajetória à frente da Reitoria de uma grande universidade assemelha-se à saga de agrandar templos e catedrais, como a humanidade faz há séculos, adicionando fundações e argamassas, juntando novos umbrais, para que os que acorrerem a esses templos os vejam como locais de acolhimento, sempre prontos a fazer com que gerações, sem qualquer espécie de discriminação, possam ali materializar os seus sonhos e alimentar a sua justificada ambição de tornarem-se pleno na sua capacidade de emprestar a sua contribuição no mister de construir sociedades mais justas. E que possam neles vislumbrar um futuro de esperança”. 

Imagem: ex-reitor Henry Campos discursa no Salão Nobre da Reitoria

Ao homenageado, o reitor Cândido Albuquerque destacou o merecimento de toda a emoção que permeou a solenidade desta manhã. “Não posso deixar de registrar que, mais do que eternizar a sua presença com a aposição do seu retrato na Galeria dos Ex-Reitores, este é um ato em que a UFC reconhece e agradece toda a contribuição que você deu à nossa Casa”, disse.

Para o atual gestor, não há exagero algum em se reconhecer que a UFC não teria a dimensão que tem hoje sem a contribuição do ex-reitor. “Não é possível contar a história da nossa Universidade sem que se tenha um capítulo dedicado ao Prof. Henry, tamanha sua dedicação, seu carinho e sua crença no ensino superior. Registro, em nome da Universidade e da Administração Superior, todo nosso sincero e penhorado reconhecimento por tudo que você fez pela UFC, que será sempre grata à sua dedicação, à sua inteligência, ao seu empenho e ao seu amor por essa Escola. Tenho certeza que, ao fazer este agradecimento, interpreto o pensamento mais profundo e mais sincero de todos aqui presentes. Obrigado por ter ajudado a construir esta Universidade tão maravilhosa. Você faz parte desta história”, destacou Cândido Albuquerque.

Imagem: reitor Cândido Albuquerque descerra pintura com o retrato do ex-reitor Henry Campos

CURRÍCULO – Natural de Fortaleza, Henry de Holanda Campos é médico graduado pela UFC (1975). Concluiu Residência Médica em Nefrologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também obteve o título de mestre em Nefrologia (1980). É doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e realizou estágio pós-doutoral (1992) no Hospital Necker, na Universidade René Descartes – Paris V e na Unité INSERM 25, em imunologia dos transplantes. No Hospital Necker foi chefe de clínica associado na Unidade de Transplante Renal e Terapia Intensiva e, em 2000, foi nomeado professor associado da Universidade René Descartes – Paris V.

Criou e chefiou, até 1999, o Laboratório de Imunogenética e Imunologia de Transplantes da UFC, tendo sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento, no Nordeste, em particular no Ceará, do programa de transplantes de órgãos provenientes de doadores falecidos. Desde 1997 teve participação importante na formulação de políticas em benefício dos portadores de insuficiência renal crônica e para o desenvolvimento dos transplantes de órgãos no País. Foi presidente e, por duas vezes, vice-presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

É professor titular de Clínica Médica do Departamento de Medicina Clínica, da Faculdade de Medicina da UFC, desde 1998. Foi vice-coordenador do Mestrado em Clínica Médica, chefe do Departamento de Medicina Clínica e, por oito anos, diretor da Faculdade Medicina da UFC, quando liderou a implantação dos dois primeiros cursos médicos fora de sede das universidades federais brasileiras, nas cidades de Sobral e Barbalha.

Foi, ainda, pró-reitor de Extensão e vice-reitor por dois mandatos. Atualmente atua como professor nos Departamentos de Medicina Clínica e de Fisiologia e Farmacologia, integrando também a equipe de colaboradores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM-UFC).

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Participou da concepção do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Ensino Superior de Países Estrangeiros (REVALIDA), e foi coordenador técnico da elaboração e aplicação das provas do REVALIDA até 2017. Consultor e colaborador da Secretaria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, atuou na implantação de vários programas desenvolvidos por aquele órgão.

Como Assessor Especial do MEC para Educação das Profissões da Saúde, no período de 2013-2016, coordenou, no âmbito do Programa Mais Médicos, o projeto de expansão dos cursos médicos da rede federal de ensino superior, tendo liderado nesse período a Comissão de Avaliação e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM). Participou de três forças-tarefa da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, em 2010, 2011 e 2018, este último trabalho ainda em andamento. No período de 2015-2019 esteve à frente da organização internacional The Network Towards Unity for Health e é membro do seu Conselho Diretor.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300