Aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Física é selecionada em escola do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

A estudante Larissa de Sousa Oliveira, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no polo da Universidade Federal do Ceará, é a única representante do estado na edição de 2022 da Escola de Física do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN). A seleção foi destinada a professores de Física do ensino médio que atuam em escolas federais, municipais e particulares de todo o País.

A Escola de Professoras em Língua Portuguesa é um programa desenvolvido a partir da parceria do CERN com organizações científicas de países como Portugal (com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, a Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Física) e Brasil (com a Sociedade Brasileira de Física, o São Paulo Research and Analysis Center, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e a Rede Nacional de Física de Altas Energias).

Imagem: foto de uma jovem negra de cabelos cacheados e vestido laranja

As atividades ocorrerão de 1º a 9 de setembro, com palestras, visitas a laboratórios, cursos e integração com pesquisadores em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). Larissa, que é egressa do Curso de Física da UFC e atualmente é professora da rede pública de ensino do Estado do Ceará, considera a atividade como uma oportunidade de conhecer o CERN e se aperfeiçoar na prática docente.

“Desde que iniciei o magistério, busco investir na formação continuada, a fim de melhorar minha prática docente e contribuir para maior entendimento dos alunos na disciplina de Física. Além disso, procuro formas de incentivá-los a estudar Física, que muitas vezes é vista pelos alunos como ‘difícil’ ou desinteressante. Minha expectativa em participar na Escola é vivenciar experiências e adquirir conhecimentos que me possibilitem desenvolver ações voltadas para esses objetivos”, destaca.

A mestranda já aponta algumas atividades que pretende desenvolver após o retorno da Escola, tais como: palestras na escola em que trabalha sobre o que é o CERN e as experiências adquiridas; desenvolvimento de materiais e projetos na área da Física de Partículas; aplicação dos conhecimentos obtidos na Escola de Física para produzir materiais e, se possível, ministrar disciplina de Física Moderna e Contemporânea, com ênfase nos tópicos de natureza da luz, estrutura da matéria e Física de partículas para alunos de primeiro ou segundo ano do ensino médio; e socialização das experiências vividas por meio de produção de artigos científicos e apresentação de trabalhos em congressos nas áreas de educação, ensino de ciências ou ensino de Física.

SAIBA MAIS – O Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) é um dos mais importantes laboratórios de Física do mundo. Localizado na fronteira franco-suíça, possui mais de 10 mil cientistas e engenheiros de várias nacionalidades. É lá onde está instalado o LHC, o maior acelerador de partículas do mundo.

Fonte: Larissa de Sousa Oliveira, discente do Mestrado Profissional em Ensino de Física no polo da Universidade Federal do Ceará – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.