Concha Acústica recebe concerto alusivo aos 67 anos de instalação da UFC

A Concha Acústica da Reitoria da UFC esteve em festa para a celebração dos 67 anos de instalação da primeira instituição de ensino superior cearense, no fim da tarde desta sexta-feira (24). Criada pela Lei Federal nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, a Universidade Federal do Ceará foi formada inicialmente pela reunião da Faculdade de Direito, da Faculdade de Farmácia e Odontologia, da Escola de Agronomia e da Faculdade de Medicina, tendo sido instalada em sessão solene no dia 25 de junho de 1955. Para marcar a data, foi realizado um concerto gratuito e aberto à comunidade acadêmica com a Camerata de Cordas da UFC - Fortaleza.

Imagem: Foto da Camerata de Cordas da UFC tocando no palco da Concha Acústica

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, deu as boas-vindas ao público, e, fazendo referência à aniversariante, convidou os presentes para acompanhar a programação. “É sempre uma alegria muito grande comemorar o aniversário da nossa Universidade, que se construiu como uma escola e que tem participado do desenvolvimento do Estado do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Tenhamos todos um belo concerto e parabéns à UFC”, declarou o reitor.

A Camerata de Cordas da UFC - Fortaleza, projeto de extensão do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), coordenado pela Profª Liu Man Ying, trouxe um repertório diversificado de peças eruditas e populares. No concerto, foram executadas obras de compositores cearenses, como Alberto Nepomuceno (1864-1920), Humberto Teixeira (1915-1979) e Belchior (1946-2017). A seleção musical contou ainda com o concerto “Verão”, da célebre série orquestral As Quatro Estações, do italiano Antonio Vivaldi, e trilhas de abertura de videogames.

Ao final da apresentação, a Profª Liu convidou o público para o próximo concerto da Camerata de Cordas da UFC - Fortaleza, no encerramento das atividades do semestre do ensino coletivo de cordas friccionadas, no dia 12 de julho, às 18h, no palco principal do Theatro José de Alencar.

Imagem: Foto do reitor Cândido Albuquerque discursando no púlpito

O evento de 67 anos de instalação da UFC contou com as presenças do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; da pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; do pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; das pró-reitoras-adjuntas de Planejamento e Administração, Adênia Guimarães, e de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; da diretora da Secretaria de Cultura (SECULT-UFC), Maria Pinheiro; da diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC), Graciele Siqueira; do superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior; da coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Cláudia Buhamra, e do presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Prof. Paulo Aragão.