UFC lança os livros "A construção do amanhã" e "Viva! UFC", que contam sua história e importância para o Ceará

Finalizando o mês em que se celebram os 67 anos da Universidade Federal do Ceará, foram lançados nessa quinta-feira (30), no Auditório da Reitoria, dois livros que enaltecem a primeira e maior instituição de ensino superior e pesquisa do Estado. Intituladas A construção do amanhã e Viva! UFC, as publicações foram entregues à sociedade em cerimônia que comemorou a importância da UFC como um dos maiores patrimônios do povo cearense.

Imagem: Autores apresentam os livros

A primeira obra narra os acontecimentos que compõem o nascedouro dos quatro primeiros sustentáculos da UFC: a Faculdade Livre de Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Agronomia e a Faculdade de Medicina. As quatro unidades foram federalizadas para que, em 1955, fosse instalada a Universidade Federal do Ceará.

“O livro conta a história de cada um de nós. Não a sequência individual de acontecimentos que compõem uma vida, mas uma história coletiva que nos marca como povo”, defende a jornalista da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa) Cristiane Pimentel, autora do livro, juntamente ao também jornalista da UFC Informa, Marco Fukuda.

Segundo Pimentel, para que fosse elaborada a teia narrativa do livro, os autores procuraram trazer ao leitor uma experiência que transcendesse a simples leitura de datas e fatos históricos. “Apresentamos o contexto em que cada uma dessas faculdades surgiu, as personagens que estiveram envolvidas neste processo, bem como a contribuição de cada uma delas para a consolidação do ensino superior em nosso Estado”, explica.

O vice-reitor, Glauco Lobo, discursou durante o lançamento dos livros, destacando que a história da UFC vai além de seus 67 anos de existência. “Mesmo sendo institucionalmente jovem, na verdade, temos historicamente em torno de 130 anos, contabilizando o tempo em que se começou a se pensar nosso primeiro curso superior de Direito”, apontou.

Imagem: mesa formada para cerimônia de lançamento dos livros:

Ele destacou a relevância da publicação A construção do amanhã, afirmando que “sua importância é imensurável”. “Na realidade, é o primeiro relato completo, integralmente institucional, da nossa história e, como gosto de dizer, desde a nossa pré-história”, salientou. O vice-reitor aproveitou a ocasião para ler na íntegra o discurso proferido na Câmara dos Deputados pelo professor Otávio Lobo, catedrático de Medicina Legal, então deputado federal, logo após a aprovação da Lei nº 2.373, de 16 de dezembro de 1954, que criou a Universidade Federal do Ceará. O Prof. Otávio Lobo foi uma das figuras-chaves para a criação da UFC.

VIVA! UFC – A outra obra celebra a grandiosidade da Universidade Federal do Ceará, instituição que reúne mais de 40 mil pessoas, que possui projetos em quase todos os 184 municípios do Estado e que lidera a produção científica no território cearense. Publicação editada pela UFC Informa, pelo Memorial da UFC e pela Imprensa Universitária, o livro bilíngue contou, em sua elaboração, com o empenho de jornalistas, fotógrafos, publicitários, historiadores, professores, tradutores, designers, revisores e bolsistas.

“Este é um livro que pode estar nos gabinetes, mas deve estar também nas salas de aula, nas bibliotecas, nas mãos dos parceiros institucionais da Universidade. E, principalmente, deve ser um instrumento de internacionalização, chegando às mãos de gente em qualquer parte do mundo, que não faça ideia talvez de onde seja o Ceará, mas que, por meio dessas páginas, poderá entender um pouco sobre quem somos nós”, sustentou a jornalista da UFC Informa, Simone Faustino, que organizou a obra junto ao publicitário e professor do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Joaquim Francisco Cordeiro Neto.

VERSÕES DIGITAIS – O livro A construção do amanhã: as origens da Universidade Federal do Ceará só foi possível com o apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura; já o Viva! UFC contou com o suporte da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF). Ambas as publicações podem ser conferidas gratuitamente em suas versões digitais, através do Repositório Institucional da UFC.

ft_220701_livros2_gr.png

A cerimônia de lançamento das obras contou com a presença do reitor Cândido Albuquerque; do vice-reitor Glauco Lobo; do ex-reitor da UFC e presidente do Conselho Editorial da Universidade, Paulo Elpídio de Menezes Neto; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Machado, e do diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Paulo Rogério Matos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.