Hospital Universitário realiza mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço nesta segunda-feira (25)

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (UFC/EBSERH), realizará mutirão para 200 atendimentos, mediante distribuição de senhas, com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. A ação vai ocorrer nesta segunda-feira (25), das 7h às 11h, no Espaço das Mangueiras, no estacionamento da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, na Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. A atividade faz parte da Campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho.

Imagem:  A equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC vai distribuir 200 senhas para atendimento no mutirão - (Foto: Freepik)

Podem buscar o atendimento no mutirão pessoas com nódulos cervicais (caroços no pescoço), rouquidão persistente, dor ao engolir e sangramentos ou algum desconforto, dor ou inflamação na cavidade oral ou nasal. Também serão realizados exames de manchas, sinais e feridas de pele na busca por lesões malignas em estágio inicial. O câncer de cabeça e pescoço ocupa a terceira posição entre os tumores mais frequentes na população brasileira, de acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil).

Como forma de organização e para evitar aglomeração, serão distribuídas 200 senhas, no local do mutirão, e a equipe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC, formada por professores, médicos assistentes e residentes, fará a triagem. Para reforçar o mutirão, também foram convidadas a participar as equipes das especialidades de Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Odontologia, áreas parceiras do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Além disso, os acadêmicos da Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço vão realizar ações de educação em saúde e atividades de conscientização e informação sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação desse tipo de câncer. A Campanha Julho Verde ocorre anualmente e faz parte do calendário oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

O HUWC, por intermédio do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, oferece, no cotidiano, quatro ambulatórios voltados para pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde via sistema de regulação de consultas da Prefeitura de Fortaleza. São os seguintes: Ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço, Triagem em Cabeça e Pescoço; Ambulatório de Cirurgia Craniofacial e Ambulatório de Tireoide e Paratireoide. O HUWC não dispõe de serviço de emergência.

Mais informações estão disponíveis no site do HUWC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 8183