UFC participa de evento que discute a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará

A Universidade Federal do Ceará esteve presente do FIEC SUMMIT 2022 - Hidrogênio Verde. O evento, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará, foi realizado nos dias 3 e 4 de agosto, e tratou da implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará, iniciativa da qual a UFC está à frente com a FIEC e o Governo do Estado.

ft hidrogenio gr

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde tem se mostrado uma alternativa eficaz às matrizes poluentes, uma vez que é obtido de fontes de energia limpa. A ideia é que o produto possa ser utilizado nos setores de transporte, químico, de refino de petróleo e de produção de fertilizantes. Por ser rico em fontes de energias renováveis, a expectativa é que o Ceará desponte na produção do combustível.

Durante a abertura do evento, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, declarou que produzir hidrogênio verde é um desafio, mas as universidades cearenses estão absolutamente equipadas e qualificadas para construir essa nova tecnologia. Segundo ele, o objetivo é tornar o Ceará a maior referência mundial na substituição da matriz energética.

O consultor de Energia da FIEC explicou que, por ser uma descoberta recente, ainda são necessárias muitas pesquisas, o que torna a participação da UFC, bem como das demais universidades, de extrema importância.

Ao longo do evento foram realizadas palestras e exposições sobre sustentabilidade, além de discussões sobre o processo de instalação do HUB no Estado. A UFC também divulgou trabalhos acadêmicos e as ações sobre o tema que são desenvolvidas no Parque Tecnológico da UFC, com o objetivo de firmar novas parcerias.

SOBRE O HUB – O Governo do Ceará trabalha na articulação para implantar um hub de produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Apesar de ser um elemento abundante na natureza, o hidrogênio não está disponível em estado puro. Ele é obtido através de um processo químico chamado eletrólise, com uso de fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar. Quando ocorre a obtenção do hidrogênio por meio dessas energias limpas, sem emissão de carbono, ele ganha a denominação de "hidrogênio verde".