ENADE 2022: Manual do Aluno está disponível para download no Repositório Institucional da UFC

Já se encontra disponível no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará o Manual do Aluno com informações e orientações sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) – edição 2022. Na UFC, 16 cursos participarão do exame. Somente os estudantes concluintes farão a prova a ser aplicada no dia 27 de novembro. Os ingressantes dos cursos listados são apenas inscritos, pois estão dispensados da participação.

Imagem: estudantes fazem prova em sala

O Manual do Aluno apresenta informações sobre a relevância do ENADE, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), juntamente com a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação institucional. O exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a conclusão do curso.

Além disso, o Manual traz o passo a passo para o cadastro no Sistema Enade, que deve ser feito pelo próprio estudante concluinte, até o dia 26 de novembro de 2022, após a inscrição pelo coordenador de curso.

No documento, o aluno encontrará também o Questionário do Estudante, que precisa ser preenchido integralmente para que ele tenha acesso ao Cartão de Informação de Inscrição, necessário para o conhecimento do local de prova.

Para ser atribuída a regularidade no ENADE 2022 é preciso que o aluno preencha completamente o Questionário do Estudante e tenha a presença atestada no local da prova. Importante: o estudante irregular não poderá colar grau antes de agosto de 2023, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do ENADE, emitirá ato regularizando a situação desses discentes.

Assim como o Manual do Coordenador e do Secretário do Curso de Graduação, também disponível no Repositório Institucional da UFC, o Manual do Aluno foi elaborado pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

A PROGRAD ressalta que o Manual do Aluno não dispensa os discentes da responsabilidade de ter conhecimento de todas as portarias, editais e demais documentos oficiais acerca da edição 2022 do exame, disponíveis no site do ENADE na UFC.

Mais informações estão disponíveis no site do ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) da Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.