UFC e Fundação Bradesco estreitam relações visando a parcerias nas áreas extensionista e de empreendedorismo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Bradesco, instituição educacional sem fins lucrativos ligada a banco privado, deram início a relações institucionais de cooperação nessa terça-feira (23), por meio de visita à escola mantida pela organização no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza

Imagem: Estudante do sexo feminino, usando máscara, estuda sozinha na biblioteca da Fundação Bradesco, em Caucaia. (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A programação incluiu apresentação de material audiovisual, visita guiada pela unidade educacional, que tem mais de 3 mil metros quadrados, e o início de um mapeamento das possíveis áreas para parcerias, dentre as quais destacaram-se educação básica, saúde, capacitação profissional, cursinhos pré-vestibulares e empreendedorismo.

Presentes em todos os 26 estados e no Distrito Federal, as escolas da Fundação Bradesco levam sua proposta pedagógica a regiões carentes de oferta educacional, algumas com altos índices de desigualdade social. No encontro, equipes da Reitoria, das pró-reitorias (de Graduação, de Extensão e de Relações institucionais e Desenvolvimento Institucional) e da Secretaria de Governança conheceram de perto o trabalho realizado pela unidade, localizada no bairro Parque Albano.

A extensão na UFC também se mostrou aberta a de imediato receber alunos e educadores da instituição filantrópica em seus equipamentos e projetos extensionistas que mais interagem com a educação básica, tais como Seara da Ciência, Museu de Arte da UFC (MAUC), Casa de José de Alencar e brinquedoteca itinerante Brincarmóvel

O encaminhamento seguinte, que exigirá mais planejamento, será a formação de um grupo de trabalho para apresentação do portfólio de ações de extensão e empreendedorismo que a Universidade possui aos gestores e articuladores de relações institucionais da Fundação, para assim iniciar uma sistematização das atividades de colaboração mútua. A expectativa é de que a aproximação com universidades locais abra o leque de perspectivas das crianças e jovens em formação.