Avaliação da CAPES aponta crescimento dos programas de pós-graduação de excelência da UFC

A Universidade Federal do Ceará dobrou o número de programas de pós-graduação que atingiram nota 7 e ampliou os programas com nota 6, ambas indicativas de excelência internacional, na mais recente Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado da avaliação preliminar, que compreende o período de 2017 a 2020, foi divulgado no dia 2 de setembro.

ft 200831 laboratorio gr

A avaliação da CAPES classifica os programas com as seguintes notas: 3 (razoável), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 (excelência internacional na maioria dos quesitos avaliados) e 7 (excelência internacional plena em todos os quesitos avaliados). Programas novos não são avaliados com essa metodologia.

Na última avaliação, realizada em 2016, a UFC registrou três programas com nota 7, todos conseguindo manter o padrão na nova avaliação: Pós-Graduação em Engenharia Civil – Recursos Hídricos, Física e Matemática. Além deles, três outros cursos conquistaram agora a excelência internacional plena: Enfermagem, Engenharia Química e Farmacologia.

A UFC também ampliou de sete para oito a lista de programas com nota 6. Quatro mantiveram a nota da avaliação de 2016: Ciências Médicas, Engenharia de Teleinformática, Geografia e Química. E quatro novos programas foram incorporados ao grupo: Bioquímica, Ciências Marinhas Tropicais, Engenharia de Transportes e Microbiologia Médica.

Atualmente, a UFC conta com 133 cursos de pós-graduação, entre mestrados e doutorados, acadêmicos e profissionais, agrupados em 86 programas stricto sensu. No geral, na presente avaliação, 19 programas progrediram de conceito e apenas 2 caíram.

Tiveram melhoria de conceito os seguintes programas: Arquitetura, Urbanismo e Design; Artes; Biotecnologia de Recursos Naturais; Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil; Engenharia Mecânica; Ensino de Ciências e Matemática (Profissional); Estudos da Tradução; Fitotecnia; Geologia; História; Letras; e Sociologia (Profissional).

Veja a tabela com a nota dos programas de pós-graduação da UFC (não estão incluídos os programas de pós-graduação em rede com sede em outras instituições e que, por isso, não são coordenados pela UFC). O relatório divulgado pela CAPES é preliminar e, portanto, ainda cabe recurso administrativo. Isso significa que pode haver alterações pontuais no resultado final, que deve ser divulgado nos próximos meses.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.