Procurar no portal

MAUC integra a 16ª Primavera dos Museus, de 19 a 24 de setembro; confira a programação 

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC) participa, entre os dias 19 a 24 deste mês, da 16ª Primavera dos Museus. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” e objetiva trazer um novo olhar sobre o fato histórico, a partir da ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, e da pluralidade de experiências e de interpretações. 

Imagem: Marca da Primavera dos Museus

Nesse contexto, a Primavera pretende dar foco ao relevante papel de mulheres africanas e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil e, ainda hoje, na busca por respeito às suas culturas.

A participação nas atividades é gratuita e conta com emissão de certificado, exceto para o vídeo “MAUC: um museu diverso”. Inscrições e mais informações no site do MAUC. O museu fica na Avenida da Universidade, 2854, Benfica.  

Confira a programação:  

Dia 19 das 8h às 17h, será exibido o vídeo “MAUC: um museu diverso”, nos perfis do Museu no YouTube e Instagram. Traz obras de artistas negros, brancos, indígenas, mulheres e homens brasileiros e estrangeiros. O mote da diversidade guiará a narrativa do museu como reflexo da sociedade.  

Dia 20 – das 10h às 11h, será realizada visita mediada pelo Memorial da UFC aos jardins da Reitoria e à exposição "Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história" no MAUC. Das 14h30min às 16h30min será realizada visita mediada à exposição do Grupo Oicos, seguida por roda de conversa entre os artistas e demais participantes sobre a diversidade de técnicas utilizadas e a dinâmica do fazer coletivo. 

Dia 23 – das 10h às 11h, ocorre palestra sobre o acervo histórico do artista Jean-Pierre Chabloz, seguida por lançamento de um e-book que irá facilitar o acesso ao fundo documental do SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia). A atividade será mediada por integrantes do Arquivo e Biblioteca do MAUC.  Das 14h às 17h serão realizadas visita e oficina mediadas por bolsistas do Núcleo Educativo do MAUC sobre aspectos introdutórios do processo de curadoria e mediação, reflexões sobre a temática e prática básica de montagem de exposição.

Dia 24 – das 9h às 11h, será promovida sessão de Desenho com Modelo Vivo em diálogo com a temática do evento, como parte da primeira sessão temática do Programa de Extensão Desenhando no Museu.  Das 11h às 12h será realizada visita mediada à exposição Um olhar sobre a paisagem, atualmente em cartaz no MAUC. Artista e curadora abordarão o trânsito entre as artes, as arquiteturas e o paisagismo.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fone: (85) 3366 7481 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300