II Colóquio Internacional Miroslav Milovic inscreve para submissão de trabalhos até 30 de outubro

O Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (GTeia) da Universidade Federal do Ceará organiza, em parceria com outras instituições de ensino superior brasileiras, o II Colóquio Internacional Miroslav Milovic nos dias 11 e 12 de novembro de 2022. As inscrições para apresentação de trabalhos são gratuitas e estão abertas até 30 de outubro por meio da plataforma Sympla. Ouvintes também podem se inscrever gratuitamente para participar do evento.

Imagem: Livros empilhados em uma biblioteca com uma estante de livros ao fundo

O colóquio será virtual, aberto a estudantes, professores e pesquisadores, com transmissões ao vivo por meio do canal do Grupo de Pesquisa Miroslav Milovic no YouTube. O evento homenageia o filósofo sérvio-brasileiro Miroslav Milovic (1955-2021), que foi professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), e presta tributo aos 20 anos de lançamento do livro Filosofia da Comunicação, de Milovic.

SAIBA MAIS – O filósofo, escritor e professor Miroslav Milovic nasceu na antiga Iugoslávia, em 1955. Foi aluno dos teóricos Jürgen Habermas e Karl-Otto Apel, concluindo doutorado em Filosofia pela Universidade de Frankfurt (Alemanha) e doutorado do Estado pela Universidade Sorbonne / Paris IV (França), com pós-doutorado pela Universidade de Ioannina (Grécia). Radicado no Brasil, país onde faleceu em 2021, Milovic lecionava na UnB, tendo sido professor visitante em instituições na Sérvia, na Turquia, na Espanha e no Japão.

O primeiro colóquio em homenagem ao filósofo foi organizado na UFC em 2021, quando houve o lançamento de um documentário produzido pelo GTeia e de um dossiê sobre a vida e a obra de Milovic na revista Ágoras