Grupo de apoio psicológico voltado a estudantes da UFC está com inscrições abertas para o semestre 2022.2

Estão abertas as inscrições referentes ao período 2022.2 para o projeto Diálogo e Cuidado no Cotidiano Universitário, conhecido como Escuta Ativa. Trata-se de uma iniciativa do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará que tem como objetivo oferecer um espaço de apoio psicológico em grupo e pontual para estudantes da UFC que demandem por escuta.

Os encontros do projeto ocorrem semanalmente às sextas-feiras, com início às 14h, na Clínica-Escola de Psicologia da UFC (Rua Waldery Uchôa, 3A, Benfica) em Fortaleza. Os organizadores destacam o caráter de acolhimento dos encontros, nos quais não há obrigatoriedade de os estudantes falarem em grupo, nem a necessidade de retorno periódico. Os membros do grupo podem comparecer sempre que sentirem necessidade ou vontade, e parar de ir aos encontros quando considerarem que isso já não é mais necessário.

Imagem: Logomarca do projeto Escuta Ativa, com dois balões de fala e o nome do projeto, nas cores azul e amarelo (Imagem: Divulgação/Escuta Ativa)

Os encontros são facilitados por alunas e alunos do Curso de Psicologia, sob supervisão de um professor do Departamento de Psicologia.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário eletrônico e, em seguida, aguardar a confirmação por e-mail. As inscrições seguirão abertas durante todo o semestre letivo. Outras informações no perfil do Escuta Ativa no Instagram.

SAIBA MAIS – O projeto Diálogo e Cuidado no Cotidiano Universitário, vinculado ao Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC), é cadastrado no Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), que busca reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC através da concessão de bolsas a estudantes em projetos que contemplem a articulação, o acompanhamento e a avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação.

Os projetos do PAIP, desenvolvidos em diversas áreas, cursos e unidades acadêmicas da UFC, também contribuem para uma melhor ambientação do estudante nos primeiros semestres da graduação, promovem a qualidade do ensino e da aprendizagem e ajudam a aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC.

Fonte: Projeto Diálogo e Cuidado no Cotidiano Universitário – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.