Encontros Literários Moreira Campos retoma atividades presenciais; confira agenda de setembro

Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC) retomam neste mês de setembro sua programação presencial de debates sobre literatura, no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal do Ceará. Iniciando o ciclo do semestre, nesta quarta-feira (21), será abordado o tema "Luiz Gama em Transfluências Malungas", em alusão aos 140 anos de morte do autor e abolicionista baiano.

As atividades vão até dezembro, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30min, no Auditório José Albano, na área 1 do CH (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Imagem: logomarca dos Encontros Literários Moreira Campos

Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador, em 1830, filho de um homem branco e uma mulher negra. Aos 10 anos foi vendido pelo próprio pai como escravo, permanecendo nessa condição até os 17 anos, e ainda escravizado, aprendeu a ler e a escrever. Por conta disso, conseguiu provar que havia nascido livre e enveredou pelos estudos, tornando-se jornalista e advogado. É conhecido como um dos patronos da abolição, tendo conseguido libertar mais de 500 pessoas. Como literato, publicou, em 1859, Primeiras Trovas Burlescas e colaborou com jornais de São Paulo, como Diabo Coxo, Cabrião e Jornal Paulistano. Morreu em 24 de agosto de 1882, aos 52 anos, por complicações de diabetes.

Compondo as atividades de setembro dos ELMC, no dia 28, a programação será em formato de live, transmitida no canal do projeto no YouTube, sobre o livro Das Botijas da Civilização: uma Etnografia com a Fundação Casa Grande. Publicada pela EDUFBA em 2021, a obra retrata uma pesquisa de dois meses na Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri, em que é feita uma imersão no cotidiano de uma organização não governamental no Nordeste brasileiro.

A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas em link disponível na bio do perfil dos ELMC no Instagram, ou no horário e local dos eventos. As atividades contarão com emissão de certificado.

SAIBA MAIS – Criado em 1985 pelo escritor Moreira Campos com o nome Encontros Literários, os Encontros Literários Moreira Campos ganharam esse nome em 1994, como homenagem ao seu fundador. Atualmente, como projeto de extensão da UFC, promove a divulgação de iniciativas e debates sobre literatura através de palestras presenciais, lives no YouTube, em seus perfis nas redes sociais Instagram e Facebook e ainda pelo podcast dos ELMC.