Inscrições prorrogadas até 14/10: PIBID e Residência Pedagógica selecionam professores em escolas parceiras

Foram prorrogadas até 14 de outubro as inscrições, pela Internet, para a seleção de professores da educação básica para bolsas dos núcleos que compõem os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará. Aditivos aos Editais, publicados em 3 de outubro, também alteraram as demais datas dos cronogramas de ambas as seleções.

O processo seletivo é restrito a professores das escolas participantes de cada um dos programas. É necessário ter, no mínimo, dois anos de experiência no magistério na educação básica, possuir licenciatura e estar atuando em sala de aula na área do subprojeto.

O PIBID e a Residência Pedagógica buscam valorizar e aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica. Os programas são desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas públicas.

Imagem: Os programas têm o objetivo de aperfeiçoar a formação de professores para a educação básica (Foto: Freepik)

PIBID – De acordo com o Edital nº 20/2022 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Seleção de Professores Supervisores são ofertadas 30 vagas para professores supervisores dos seguintes componentes curriculares/cursos: Artes (Dança/Teatro), Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Interdisciplinar EAD (Pedagogia, Língua Portuguesa e Matemática), Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Música (Sobral), Pedagogia, Química e Sociologia.

No mencionado edital, a pessoa interessada vai encontrar todas as informações, como os demais pré-requisitos, documentos exigidos e procedimentos para inscrição, além de detalhes das atividades dos bolsistas, distribuição das vagas e escolas participantes. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 18 de outubro.

RESIDÊNCIA – Para a Residência Pedagógica, as normas da seleção constam no Edital nº 21/2021 – Programa de Residência Pedagógica – Seleção de Professores Preceptores. As vagas disponíveis (45) estão destinadas a professores preceptores dos seguintes componentes curriculares/cursos: Artes (Dança/Teatro), Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Música (Fortaleza), Pedagogia, Química e Sociologia.

Para demais informações e orientações, o interessado deve acessar o Edital nº 21/2022. O resultado da primeira etapa da seleção e as informações sobre as entrevistas serão divulgados no dia 18 de outubro.

Fontes: Coordenação Institucional do PIBID/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.