Programa de Gestão por Competências é instituído como política institucional de gestão de pessoas na UFC

O Programa de Gestão por Competências foi instituído, nessa segunda-feira (3), por meio da Portaria nº 286, como uma política institucional de gestão de pessoas da Universidade Federal do Ceará. O objetivo do Programa é direcionar o desenvolvimento contínuo dos servidores baseado em um diagnóstico de competências e promover o reconhecimento do trabalho dos servidores.

O planejamento, o desenvolvimento e a implantação do Programa de Gestão por Competências são realizados pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Carreira (CODEC), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), e operacionalizado por meio do sistema informatizado Desenvolva.

Imagem: logo do programa Desenvolva

O Programa de Gestão por Competências será implantado em todas as unidades da UFC, seguindo o Plano de Execução Anual, validado pela gestão superior da UFC. As unidades contempladas se comprometerão com o cumprimento das atividades propostas no cronograma, a partir da assinatura do Termo de Compromisso pelo gestor máximo. Ofício circular com orientações específicas sobre a implantação já foi divulgado.

DESENVOLVA NA UFC – Cada unidade passa por sete etapas de implantação do programa de Gestão por Competências, entre elas o mapeamento de perfis profissionais e o diagnóstico. Os objetivos, as etapas e os benefícios do programa podem ser conferidos no site do programa.

A partir deste mês de outubro, o Programa de Gestão por Competências será aplicado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os trabalhos de estudo da unidade já foram iniciados e será realizada no dia 20 de outubro uma reunião com todos os servidores para sensibilização sobre o programa e início dos Módulos Perfil e Mapeamento (Comportamental) no sistema Desenvolva.