Plano de Continuidade do Negócio da UFC é lançado; documento reúne orientações para prestação regular dos serviços da Instituição

Em reunião virtual do Comitê de Governança (CGOV) da Universidade Federal do Ceará, ocorrida no dia 29 de setembro, foi aprovado o Plano de Continuidade do Negócio (PCN) da UFC. O documento objetiva ser um instrumento-guia com orientações para o restabelecimento das atividades indispensáveis após a possível ocorrência de incidentes que impactem diretamente na prestação dos serviços essenciais da UFC.

O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Governança (SECGOV), com colaboração técnica dos seguintes setores: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).

Imagem: Reitoria da UFC

Com vigência de dois anos (2023 a 2024), o PCN tem seu conteúdo baseado em cenários de descontinuidade dos serviços, levando em conta possíveis indisponibilidades relacionadas aos seguintes aspectos: acesso físico às instalações, presença das equipes de trabalho, serviços de tecnologia da informação, manutenção dos contratos de serviços continuados e de prestação do ensino em formato presencial.

De acordo com a SECGOV, no Plano é possível encontrar os principais incidentes impactantes, suas causas prováveis, medidas preventivas básicas, unidades responsáveis por seu tratamento e contatos dos setores. Os impactos listados abordam uma extensa variedade de incidentes, como a falta de energia elétrica, incêndio e indisponibilidade de sistemas operacionais e Internet.

Além disso, o PCN detalha o processo-base na ocorrência de um incidente, partindo do evento que o iniciou até o retorno da prestação dos serviços ao nível regular, bem como os processos mapeados dos principais incidentes, segmentados pelas macroáreas do escopo de atuação do Plano.

Nos apêndices do documento encontra-se também um plano de evacuação de emergência em caso de ocorrência de incêndios, e os principais contatos de entidades externas (como SAMU, Bombeiros, Polícia, entre outros), com suas respectivas áreas de atendimento.

Segundo os responsáveis, a UFC busca, por meio do PCN, fornecer informações claras, objetivas e úteis para toda a comunidade acadêmica na possível ocorrência de incidentes, bem como orientar a análise técnica das unidades responsáveis pelos seus tratamentos, possibilitando a redução do tempo de resposta das medidas de contingência e a mitigação da ocorrência de incidentes previsíveis.