Curso internacional organizado pelo LABOMAR abordará poluição nos ecossistemas marinhos e comunidades costeiras

Com o objetivo de melhor compreender o impacto da poluição nos ecossistemas marinhos e comunidades costeiras, será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, o INSPIRE - International Spring School in Marine Science, parte da “5th Fortaleza Austral Spring School”.

O INSPIRE é um curso de formação internacional, gratuito, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com programas similares do Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco, além do Atlantic International Research Centre (AIR CENTRE), parceiro técnico-científico.

Imagem: No evento serão tratadas questões para o enfrentamento de poluição marinha por plásticos e derramamento de óleo (Imagem: Divulgação)

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação; profissionais marítimos e os da indústria do plástico e do petróleo; pesquisadores seniores interessados em atualizações; gestores jurídicos, formuladores de políticas, representantes de organizações não governamentais e entidades sociais; administradores e servidores públicos envolvidos com a agenda do meio ambiente marinho e demais interessados no tema. As inscrições estão disponíveis no site do evento

O curso apresentará uma visão abrangente da problemática e fornecerá melhores práticas e metodologias para o desenvolvimento de pesquisas que podem colaborar para quantificar e avaliar o nível de poluição como resposta a incidentes e desastres. Dois tópicos estarão em foco. No primeiro dia, será abordado “Destino e Impacto dos Plásticos nos Ecossistemas Marinhos. Da terra ao mar”, e no segundo, “Investigação de Derramamentos de Petróleo e Impactos nos Ecossistemas Marinhos”.

A programação ocorrerá de modo híbrido com atividades divididas em três formas: sessões on-line, abertas ao público em geral e com tradução simultânea, nas quais pesquisadores internacionais renomados na área da poluição marinha farão apresentações sobre a temática; um evento paralelo com apresentações orais de alunos e alunas do PPGCMT e dos programas parceiros e; atividades de campo e prática de laboratório (com vagas limitadas).

A programação detalhada e outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do LABOMAR – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.