Exposição sobre Inquisição portuguesa e cristãos-novos está em cartaz no MAUC até 12/11

A exposição Ler a Inquisição em tempos de intolerância está em cartaz no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) até o dia 12 de novembro. A mostra apresenta um acervo de documentos, edições, brochuras, revistas ilustradas e coleções sobre a Inquisição portuguesa, uma das mais longevas instituições da Idade Moderna, e de seus reflexos históricos no Brasil e no Ceará do período colonial.

A exposição, que reúne xilogravuras, fotopinturas, bordados e instalações, faz referência ainda à celebração, em 2021, dos 200 anos de extinção do Santo Ofício pelas cortes portuguesas.

Imagem: Logo da exposição Ler a inquisição com letras vermelhas e o desenho de um rolo de pergaminho aberto

Com forte caráter pedagógico, a mostra é destinada a estudantes do ensino médio, universitários, professores e pesquisadores das áreas de História, Filosofia e Ciências Sociais, bem como ao público em geral. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do MAUC (Av. da Universidade, 2854, Benfica), e se encerra em 12 de novembro.

Criada no ano de 1536 em Portugal pelo rei Dom Manuel I, a Inquisição foi instaurada para punir os cristãos-novos, judeus convertidos pela força à fé católica, e que mantinham em segredo a prática dos rituais judaicos. Posteriormente, a perseguição inquisitorial se estendeu na Europa e nas Américas e atingiu outros grupos sociais, como mouros, negros e indígenas.

De acordo com a curadoria, a exposição pretende estimular a reflexão sobre intolerância religiosa, racismo, preconceito, antissemitismo e exclusão de minorias étnicas e religiosas. Ao trazer a temática para a atualidade, há destaque também para a presença histórica dos cristãos-novos no Ceará, e o advento de leis espanholas e portuguesas que permitiram a naturalização dos descendentes de antigas comunidades de judeus sefarditas perseguidas na Península Ibérica.

Imagem: Foto do interior da exposição com quadros, mesa com livros expostos e uma instalação de uma fogueira simbólica queimando livros

SOBRE A MOSTRA – A exposição Ler a Inquisição em tempos de intolerância é organizada pelo Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas (GPDAS), da Universidade Federal de Sergipe, com apoio da Secretaria de Cultura da UFC, do MAUC, da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e das Universidades Nova de Lisboa e dos Açores, de Portugal.