Procurar no portal

Professor da UFC é selecionado como Associado Regular do Centro Internacional de Física Teórica Abdus Salam

O Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi selecionado como pesquisador Associado Regular do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, na sigla em inglês) Abdus Salam. O ICTP é um centro de referência mundial em pesquisas na área de física e matemática e tem como missão estimular o desenvolvimento científico em países em desenvolvimento.

Imagem: Professor Yuri Lima (Acervo pessoal)

A seleção considera um projeto de pesquisa, trabalhos publicados e cartas de recomendação de pesquisadores internacionais que atuem na Matemática ou Física Teórica. No caso do Prof. Yuri Lima, a área de pesquisa tem como escopo sistemas dinâmicos. Ao longo dos próximos seis anos, o pesquisador associado pode realizar três visitas ao Instituto entre 30 e 60 dias, cada, para desenvolver a pesquisa e realizar trabalhos com outros cientistas na área de Matemática e Física Teórica. 

“Ser Regular Associate do ICTP é um reconhecimento de que o trabalho desenvolvido na UFC tem tido impacto em âmbito internacional”, diz o Prof. Yuri lima. “Com essa posição, haverá maior interação com o Instituto, onde trabalharei com um professor de renome da área, chamado Stefano Luzatto, e ao mesmo tempo me dedicarei em tempo integral a projetos de pesquisa. As visitas também serão atreladas a congressos na Europa, onde proferirei palestras sobre meus resultados mais recentes”, complementa.

Referência mundial, o ICTP é mantido por um acordo entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e governo italiano. O Centro Internacional foi fundado pelo físico Adbus Salam, que recebeu o prêmio Nobel da Física em 1979 por suas contribuições à teoria sobre interações fundamentais entre partículas. Ele foi o primeiro paquistanês e a segunda pessoa do mundo árabe a receber um Nobel. 

Fonte: Prof. Yuri Lima, do Departamento de Matemática – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300